domingo, 15 de julho de 2012

SFA/RN apresenta plano de ação sobre fertilizantes a fruticultores

Projeto prevê ainda, que as coletas de amostras serão realizadas ao longo do mês de agosto
Durante a Exporfruit realizada no último mês de julho em Mossoró (RN), o Serviço de Sanidade, Inspeção e Fiscalização Vegetal (SIFISV)  da Superintência Federal da Agricultura do Rio Grande do Norte (SFA/RN) apresentou um plano de ação para a verificação da conformidade dos fertilizantes diretamente nas propriedades rurais ligadas à fruticultura, principalmente do melão e da melancia.
O plano de Ação, segundo Tibério Clemente, chefe substituto do SIFISV, “faz parte das ações de responsabilidade do PI-FISFECOI – (Projeto Interno de Fiscalização de Fertilizante, Corretivos e Inoculantes)”. Para Tibério “o projeto foi muito bem acolhido pelo setor produtivo. Ele foi apresentado em uma reunião realizada durante a Expofruit  e tem como ponto alto a verificação da qualidade de fertilizantes utilizados pelo produtor rural”. Tibério adiantou ainda que “o projeto, além de muito bem aceito, foi motivo de grandes elogios por parte dos produtores que afirmaram que, ações dessa natureza, deveriam ser freqüentes dentro do MAPA”. Continua Tibério, destacando que “nossa missão institucional é garantir que os insumos ofertados ao produtor cheguem até o campo conformes, garantindo assim a máxima eficiência agronômica e uma maior produtividade. Para isso o SIFISV vai trabalhar incansavelmente na busca de atingir essa meta”, conclui Tibério.
O chefe substituto do SIFISV explica ainda que “a fiscalização desse insumo já é realizada rotineiramente no comércio e na indústria; e agora na propriedade rural, abrangendo assim toda a cadeia produtiva, da produção, comercialização, distribuição e utilização pelo agricultor.
Atualmente o projeto encontra-se em fase de agendamento, das coletas de amostras fiscais, junto à indústria e aos produtores rurais. O projeto prevê ainda, que as coletas de amostras serão realizadas ao longo do mês de agosto e todas as etapas estão com o cronograma em dia.

Nenhum comentário: