terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ministro destaca papel estratégico da agricultura brasileira

Mendes Ribeiro Filho recebeu 18 diplomatas brasileiros que participam do programa de Imersão no Agronegócio Brasileiro
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, retomou as atividades na pasta, nesta segunda-feira, 21 de novembro. Mendes Ribeiro Filho participou da abertura do Programa de Imersão no Agronegócio Brasileiro. O ministro retorna após 30 dias de afastamento para tratamento médico.
Em sua saudação aos 18 diplomatas brasileiros que participam do programa o ministro lembrou que esta ação é uma chance de aprofundar os conhecimentos sobre as características do agronegócio. “É uma oportunidade única para os senhores conhecerem de perto como o Brasil chegou à condição de quinta potência mundial e de segundo exportador do mundo”. Mendes Ribeiro Filho lembrou que o Brasil mantém sua produção agropecuária entre as mais prósperas do planeta. “O excelente desempenho na produção de carnes e grãos nos faz crer que a política da Presidenta Dilma Rousseff, de priorização da Agricultura, demonstrou-se demasiadamente acertada”, disse.
O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Célio Porto, afirmou que o Brasil é um dos países mais competitivos em agronegócio do mundo. “Escolhemos diplomatas em embaixadas estratégicas às exportações agrícolas brasileiras para trazê-los ao Brasil e visitarem as regiões produtoras, conversar com os exportadores e conhecer os gargalhos e facilidades. Com isso, eles podem ajudar a promover o comércio e defender a imagem do agronegócio no exterior”, concluiu o secretário.
O diplomata Fabiano Burghardt, que está há um ano e meio na Embaixada do Brasil em Jacarta, participa do programa de imersão. Ele disse que ter uma visão abrangente e in loco dos vários setores da produção agrícola brasileira vai ajudá-lo a desenvolver melhor o seu trabalho no exterior. “Nós também defendemos o agronegócio brasileiro lá fora”. O Brasil vende para Jacarta, principalmente, soja e açúcar e pretende abrir o mercado para carne bovina e de aves.
Promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o curso prevê diversas visitas a propriedades rurais e unidades de processamento de carnes bovina, suína e de frango, e de produção de etanol e vinho em municípios de São Paulo, Rio Grande do Sul Paraná e Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário: