quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Brasil Sem Miséria




Sala de Situação destaca articulação do ministério na execução do Brasil Sem Miséria

Foto: Luis Carlos Lopes / MDA

Sala de Situação destaca articulação do ministério na execução do Brasil Sem Miséria
08/11/2011 08:01
Com o objetivo de tornar mais eficiente o gerenciamento do conjunto de ações que compõe o plano Brasil Sem Miséria (BSM) o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) instalou na tarde desta terça-feira (08), em Brasília, a Sala de Situação - composta em três níveis: federal, estadual e territorial – que vai realizar o acompanhamento das ações do MDA e do Incra no plano.
Instalado pelo ministro Afonso Florence, com presença do presidente do Incra, Celso Lacerda, a Sala de Situação do MDA é o segundo instrumento do tipo: um primeiro já havia sido criado em conjunto com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). O objetivo é acompanhar e obter um panorama mais detalhado das ações do plano Brasil sem Miséria.
Durante a primeira reunião, foi constatado e êxito na execução das primeiras ações do Plano do Brasil Sem Miséria. Como exemplo, foi constato que já capacitados 131 técnicos para acompanhamento das famílias, sendo que 51% são mulheres, proporcionando um atendimento de aproximadamente 10 mil famílias da agricultura familiar.
Também já estão em fase de contratação mais 204 técnicos para atendimento de outras 15 mil famílias, beneficiando mais 131 municípios na região Nordeste. Também está em análise a proposta de chamada da ATER para atendimento de 5,5 mil famílias de comunidades quilombolas.
Nesse mês de novembro, o destaque será ação concentrada de mutirões do Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR), que já realizou oito ações  em três estados - Bahia, Paraíba e Alagoas, onde foram emitidos cinco mil documentos.
Participaram da instalação da Sala de Situação, todos os secretários e diretores do ministério.

Nenhum comentário: