domingo, 13 de novembro de 2011

Ceará celebra a implementação da milésima biblioteca rural

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), do governo do Ceará, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realiza o II Encontro Territorial dos Agentes de Leitura em Quixadá, neste sábado (12), no Sertão Central. O evento celebra o marco histórico de mil arcas implantadas em todo o Estado.
Mais de 250 agentes de leitura do Programa Arca das Letras do território estarão reunidos para avaliar e trocar experiências sobre o projeto que leva bibliotecas e muita literatura para as comunidades rurais.
A coordenadora nacional do Programa, a bibliotecária Cleide Soares, celebra o fato do Ceará ser o estado com o maior número de Arcas, ao lado de Santa Catarina. E afirma que o encontro de agentes de leitura é um momento de expectativa. “Traz muita riqueza de informações sobre o funcionamento das bibliotecas, as dificuldades, conquistas e superação de cada comunidade para colocar o livro e a leitura no cotidiano das pessoas. É muito importante ouvir sobre os progressos que cada comunidade vem obtendo a partir do acesso à informação, além das distintas experiências com a leitura”, afirmou.
Propor novos caminhos, amadurecer e reanimar o processo de incentivar a leitura, a arte e a cultura no campo são os principais objetivos do encontro, segundo o membro da coordenação, Michel Félix. “Quando os agentes foram formados, era outra metodologia, agora vamos discutir a educação no campo e a cultura da partilha” explicou. No evento, também serão entregues 28 novas Arcas das Letras entre os nove municípios do território que participam do programa, alcançando a marca de mil bibliotecas.
O encontro contará com a presença do secretário do desenvolvimento agrário, Nelson Martins, e das equipes de coordenação nacional e estadual do Programa Arca das Letras, entre outras autoridades do estado e de municípios que já possuem as bibliotecas. Participam do evento inda, os agentes de leitura de Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Quixadá e Senador Pompeu. Todos levarão experiências de incentivo à leitura e vão discutir novas estratégias para ampliar e fortalecer o projeto de leitura no campo.
Saiba mais
O Arca das Letras é um dos Programas no âmbito cultural que compõem os Projetos de Reforma Agrária desenvolvidos pelo MDA. As bibliotecas rurais permitem acesso beneficiando famílias do campo, formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas. Toda biblioteca possui dois agentes voluntário da própria comunidade.
O Arca das Letras, programa do MDA, começou em 2003 com experiências pilotos, hoje já está consolidado em todo o Brasil e tem como objetivo incentivar a leitura e apoiar as ações educacionais entre as populações do campo.
O programa conta com mais de 8.700 bibliotecas em comunidades de agricultura familiar, ribeirinhas, quilombolas, indígenas, assentamentos da reforma agrária e colônias de pescadores em todos os estados do Brasil.
Os acervos começam em média com 300 livros e contam com títulos de literatura brasileira e estrangeira para crianças, jovens e adultos, coleção de histórias em quadrinhos, livros didáticos para pesquisa escolar, publicações técnicas sobre agricultura, cidadania, meio ambiente e outros temas escolhidos pelos moradores. É comum as comunidades ampliarem seus acervos e já existem muitas bibliotecas arca das letras com mais de 3 mil livros.
No Ceará, as bibliotecas rurais já foram implantadas em 100 municípios, capacitando mais de 1.700 agentes de leitura e distribuindo mais de 207 mil livros. Muitas delas estão funcionando em casas de moradores das comunidades e outras nas sedes das associações locais ou nas Casas Digitais, também implantadas pela SDA/CE e o MDA. 
Nota do Blog:
Bem que o  nosso MDA poderia copiar este projeto do Ceará e implantar aqui no estado do RN essas bibliotecas. Alô Secretário Betinho Rosado, vamos sair da mesmice homem.

Nenhum comentário: