domingo, 9 de outubro de 2011

Sebrae mostra tendências de mercado na Festa do Boi


As potencialidades do agronegócio e as oportunidades para se investir em negócios no meio rural estão sendo apresentadas aos visitantes na Festa do Boi, que começou ontem e segue até o próximo dia 15, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN). O Sebrae do Rio Grande do Norte reuniu as principais potencialidades dos Territórios da Cidadania em seis regiões do Estado no Espaço Empreendedor, uma área de 2,7 mil metros quadrados, onde estarão em exposição as tendências de mercado.

Rodrigo SenaA festa também inclui leilões, exposições e julgamentos de animaisA festa também inclui leilões, exposições e julgamentos de animais
A proposta é apresentar aos visitantes informações sobre cada região que possam estimulá-los a empreender e estruturar um negócio. O Espaço Empreendedor terá uma trilha que percorre os Territórios Açu-Mossoró, Alto Oeste, do Apodi, Mato Grande, Potengi e Seridó, destacando os cheiros, sabores e as particularidades econômicas de cada localidade. Nesta edição, o Sebrae completa 16 anos de participação no que é considerado o maior evento agropecuário do Rio Grande do Norte e o segundo maior do Nordeste.

Promovida pela Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), a Festa do Boi terá leilões, exposições de máquinas, bovinos, caprinos, equinos e ovinos, além de shows musicais. São oito dias evento com previsão de atrair um público estimado em 500 mil pessoas. A participação do Sebrae na festa visa oferecer aos visitantes modelos de negócio e capacitação empreendedora.

Nessa edição, o Espaço Empreendedor do Sebrae terá como tema 'Lugares, Saberes e Sabores - Nas Trilhas do Desenvolvimento Territorial'. De acordo a coordenadora do espaço, Sergina Fernandes, será feita a reprodução dos cheiros característicos de cada território e suas potencialidades econômicas. "A ideia é oferecer uma viagem pelos Territórios, pois existem muitas coisas que precisam ser descobertas e exploradas pelos empreendedores nessas regiões", argumenta.

O local foi estruturado para contextualizar o ambiente de um município. A Praça do Empreendedor será representada por um coreto com os serviços da Central Fácil, com orientações para quem deseja abrir uma empresa ou formalizar um negócio. Os profissionais autônomos interessados a aderir ao Programa Empreendedor Individual também poderão se cadastrar no local. A Praça do Empreendedor terá uma equipe do Sebrae para atender e formalizar os empreendedores, além de disponibilizar o acervo do Centro de Documentação e Informação para consultas e aquisições.

No Espaço Empreendedor, os saberes também estarão à disposição do público. Para capacitar os produtores e visitantes da Festa do Boi será oferecida uma programação educativa com encontros, workshop, palestras e clínicas tecnológicas. Tudo será oferecido gratuitamente, basta se inscrever pelo 0800 570 0800. A grade de programação completa está no www.rn.sebrae.com.br. Os temas são variados e envolvem técnicas de embalagens, horticultura, floricultura, plantas medicinais, caprinovinocultura, embalagens, panificação e artesanato com ênfase em fibra de junco e palha de carnaúba.



Linhas de crédito devem ajudar a aquecer negócios

Instituições financeiras também participarão da Festa do Boi. O Banco do Nordeste disponibilizará recursos para que os empresários e produtores rurais participantes possam financiar a aquisição de matrizes e reprodutores, compra de máquinas, equipamentos e veículos utilitários, além de custeio e capital de giro. O Banco do Brasil (BB), por sua vez, disponibilizará linhas de custeio e investimento agropecuário.

O Banco do Brasil disponibilizará recursos da ordem de R$ 50 milhões nesta edição. "O volume de recursos ofertados este ano é superior aos anos anteriores e nossa expectativa é emprestar tudo." destaca o superintendente estadual do BB, Sérgio Luiz. "Nossas expectativas são de superar em 30% o volume de negócios de 2010", diz ele. 

No caso do Banco do Nordeste o superintendente estadual do Banco, José Maria Vilar, explica que houve todo um trabalho antecipado realizado pela equipe para a Festa do Boi, estando na expectativa de uma boa participação do Banco no evento e a realização de excelentes negócios.

Durante a Festa, os produtores rurais poderão tirar suas dúvidas quanto à Lei 12.249/2010, que trata sobre a liquidação de dívidas rurais. Os clientes que desejarem conhecer as alternativas para regularização devem procurar a equipe do BNB no evento.

Nenhum comentário: