sexta-feira, 11 de junho de 2021

 

O agricultor economiza mais fazendo controle biológico de pragas

 

O controle biológico de pragas é uma técnica que promove o equilíbrio entre as pragas e seus inimigos naturais, o que reduz ou até mesmo suprime o uso de defensivos agrícolas nas lavouras, sendo uma das alternativas na busca por uma agricultura sustentável. O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), Harley Nonato de Oliveira, dá dicas de como o produtor rural pode fazer o controle biológico de pragas, se pode ser feito em qualquer cultura e quais as vantagens dessa alternativa, como, por exemplo, o menor risco de atingir organismos que não são o alvo do controle.

Outro benefício é que esse método não deixa resíduos tóxicos na lavoura, nas águas, ou no solo e, por consequência, também não causa intoxicação do agricultor. Por isso, outro pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Rômulo Penna Scorza Júnior, diz o que o agricultor pode ter prejuízos quando usa os agrotóxicos de forma errada na lavoura e os possíveis problemas ambientais que esses produtos podem causar.

Já Ivo de Sá Motta, mais um pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, lembra que o controle é uma excelente alternativa para os pequenos produtores rurais. “Isso porque é uma técnica eficiente, alternativa ao uso de agrotóxicos, assim preservamos os inimigos naturais das pragas. Além dos organismos utilizados para o controle biológico, temos que promover a diversificação com barreiras vegetais, cultivos consorciados faixas de plantas espontâneas, entre outras práticas.”

Porém, o pesquisador Harley lembra que alguns agricultores ainda não fazem o controle biológico de pragas porque não conseguem perceber o efeito benéfico da presença deles na lavoura, já que os inimigos naturais são muito pequenos, difíceis de serem visualizados. Para fazer o controle biológico de pragas, a recomendação é de que o agricultor tenha ajuda e orientação de um técnico especializado e que possa ser consultado na região da propriedade.

Nenhum comentário: