terça-feira, 1 de junho de 2021

Abordagem Genética Mapea Doenças em Animais

 

ESTUDO

Abordagem genética pode mapear doenças em animais

Estudo foi feito por pesquisadores da Massey University e da Livestock Improvement Corporation (LIC)
Por:  

Desordens genéticas comprometem o bem-estar dos animais de criação e têm impactos na produção e manejo desses animais, segundo o que afirmou a Massey University. Uma forma de reduzir esse risco é mapear os genes responsáveis por diferentes síndromes. 

No entanto, até agora, este tem sido um processo reativo, no qual os agricultores alertam veterinários ou empresas de criação quando há suspeita de um distúrbio genético e, em seguida, os pesquisadores buscam confirmar o distúrbio reunindo informações sobre os fenótipos e genótipos de indivíduos selecionados para tentar identificar a desordem. 

Um novo estudo publicado recentemente na prestigiosa revista científica  Nature Genetics  por pesquisadores da Massey University e da Livestock Improvement Corporation (LIC) virou esse processo de cabeça para baixo, aproveitando dados de sequência genômica cada vez maiores para investigar proativamente as diferenças. De animais na produção resultante traços de variantes de sequência do genoma. Tendo identificado esses valores discrepantes, pesquisas adicionais destacaram efeitos que, de outra forma, passaram despercebidos. 

O principal autor do artigo, Ph.D. O aluno Edwardo Reynolds, que estuda no Centro de Genética e Melhoramento e Melhoramento da Massey AL Rae, em Ruakura, diz: “Essas são descobertas muito empolgantes. É a prova de que podemos identificar proativamente novos distúrbios genéticos e demonstra um meio viável de melhorar ainda mais a saúde e a produtividade dos animais leiteiros da Nova Zelândia. 

Matt Littlejohn, LIC Research Leader e Massey Professor of Animal Genetics, supervisionou a pesquisa e disse: “Ficamos surpresos com o número e a escala dos efeitos. A publicação deste trabalho de Edwardo em uma das melhores revistas de biologia do mundo também é um fator muito significativo. conquista para um cientista em início de carreira”. 

Nenhum comentário: