quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Uma melancia que pode ser conservada no campo e é excelente alimento para o gado.

melancia forrageiraA melancia forrageira é um recurso alimentar essencial à criação pecuária da região. De origem africana, ela difere das melancias tradicionais comercializadas em supermercados e feiras livres, que possuem casca verde, polpa vermelha e são doces. A espécie forrageira, ao contrário, apresenta casca resistente a impactos e à deterioração, polpa branca geralmente consistente com baixo teor de sacarose, o que a torna sem sabor.
O fruto maduro da melancia forrageira conserva-se por mais de um ano sem perder suas qualidades nutricionais. O mais interessante é que a conservação é viável mesmo no próprio campo de cultivo, sob sol escaldante nas áreas secas do Nordeste e sem necessidade de práticas sofisticadas de armazenamento.
Para o produtor rural, é muito rentável. Em um hectare, a depender da quantidade e da distribuição das chuvas, pode chegar a produzir de 25 a 30 toneladas. A estocagem da produção no próprio campo é barata e prática, permitindo a conservação dos frutos na época de seca.

Para conseguir sementes, o produtor deve procurar a Embrapa Semiárido, BR 428, Km 152, Zona Rural, em Petrolina. A Caixa Postal é 23 e os telefones: (87) 3866-3600 – Fax: (87) 3866-3815

Nenhum comentário: