segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Os efeitos desastrosos do El Niño nas plantações de soja no Brasil

plantação de soja 1De imediato os efeitos do clima, provocados pelo fenômeno El Niño estão derrubando a safra brasileira de soja em meio milhão de toneladas. A seca que atinge o Centro-Oeste e excesso de umidade no Sul afetam produtividade das lavouras. No início da colheita de verão, o potencial produtivo da soja brasileira segue indefinido. Sobre forte influência do El Niño, a soja teve seu potencial produtivo reduzido a 99,79 milhões de toneladas, ante previsão inicial de 100,32 milhões de toneladas, conforme aponta a Expedição Safra. O Indicador Brasil foi puxado para baixo, principalmente, por perdas em Mato Grosso. Maior produtor do país, o estado tem sido castigado pela estiagem desde o início da temporada.
Na região do Matopiba, composta por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, onde já se esperava queda na produtividade pela falta de chuvas, a projeção se manteve negativa. O rendimento da soja nessa região deve apresentar recuo na comparação com índices registrados na safra passada, conforme a Expedição.

De acordo com o diagnóstico da Expedição Safra, o cenário pode mudar até o final da colheita, resultando em uma safra acima de 100 milhões de toneladas. O clima mais firme no Sul e mais úmido no Centro-Oeste e Centro Norte do país na reta final da temporada abriria espaço para uma recuperação das lavouras mais tardias.

Nenhum comentário: