sábado, 9 de janeiro de 2016

Seca compromete o abastecimento de água em mais oito cidades do estado




O Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) suspendeu todos os usos de recursos hídricos nas oito cidades abastecidas pela Adutora Sertão Cabugi Cen-tral, através do Canal do Pataxó, que secou porque não recebe mais água da Barragem Armando Ribeiro Gonçaves, no Vale do Açu.

Pelo menos 36,7% dos reservatórios do Rio Grande do Norte monitorados pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos estão secos, ou seja, com volume abaixo de zero. O estado tem 49 reservatórios e, desses, 18 estão nessa situação por causa da estiagem de quatro anos consecutivos.

A suspensão é no trecho entre a adução das águas da Armando Ribeiro Gonçalves para o Canal do Pataxó, no Vale do Açu, e o ponto da captação da Caern para o abastecimento da Adutora Sertão Central Cabugi, que faz a distribuição para as cidades.

Com exceção dos usos para consumo humano e dessedentação animal, ninguém mais vai poder utilizar as águas da Armando Ribeiro Gonçalves até que o canal do Pataxó volte a operar com a vazão outorgada pela Agência Nacional de Água (ANA) de 1,05 m3/s.

Segundo o diretor-presidente do Igarn, Josivan Cardoso Moreno, o sistema só voltará a ser normalizado se chover o suficiente para a Armando Ribeiro Gonçalves voltar a um nível capaz de abastecer o canal do Pataxó sem a necessidade de bombeamento como está sendo feito no momento.

A Armando Ribeiro está com o menor nível de sua história. O volume atual é de 486,7 milhões de metros cúbicos quando sua capacidade é de 2,4 bilhões de metros cúbicos. Inaugurado em 1983, é o maior reservatório do estado.

Por causa do baixo volume da barragem, a Caern está bombeando água para garantir o abastecimento humano e animal. De acordo com ele, os irrigantes estão cientes do pro-blema e o Igarn vai monitorar, através de fiscalização no trecho de 8km. Os grandes projetos de irrigação do Vale do Açu, explicou o diretor-presidente, estão fora do trecho, mas também recebem água de forma restrita.
A esperança de normalidade, ressaltou, só se chover, mesmo que sejam chuvas abaixo da média.

Nenhum comentário: