sábado, 9 de janeiro de 2016

Campanha para salvar peixe típico do São Francisco da extinção

PiráA campanha para preservação de peixe típico da bacia do São Francisco já começou nos estados de Alagoas e Sergipe. Tudo é organizado e promovido pela Codevasf . O Pirá, espécie de peixe que só existe no Rio São Francisco, está ameaçado de extinção. Devido a ações predatórias e outros impactos ambientais, o peixe está desaparecendo das águas do Velho Chico.
Técnicos do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, localizado no município alagoano de Porto Real do Colégio, vão recolher 20 reprodutores do Pirá no Centro de Aquicultura e Recursos Pesqueiros de Três Marias, em Minas Gerais. A partir de sua reprodução em laboratório, a Companhia busca realizar o repovoamento com alevinos dessa espécie em toda a bacia e, assim, salvá-la da extinção.

A ação é fruto de parceria entre a Codevasf e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A expectativa é de que a mesma ação aconteça no início deste ano, nos municípios de Xique-Xique, na Bahia e Petrolina, no sertão pernambucano.

Nenhum comentário: