sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Reunião define prioridades para Territórios da Cidadania

Reunião define prioridades para Territórios da Cidadania
A secretária de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Andrea Butto, está reunida, nesta quinta-feira (19), com representantes de 21 Unidades da Federação para definir agenda de prioridades do Comitê de Articulação Estadual do programa Territórios da Cidadania para 2014.
Segundo Andrea, a definição das prioridades dessa reunião promove uma iniciativa de fortalecimento do pacto federativo nos estados. “É uma oferta muito importante que o Governo Federal está fazendo, que ultrapassa os R$ 7 bilhões de reais, e que envolve mais de 14 ministérios. A iniciativa dá materialidade, portanto, a uma ação de integração de políticas, de superação de uma ação fragmentada setorial buscando,  a efetivação do conceito de um desenvolvimento rural sustentável a partir de uma ação integrada e cooperada”, afirmou.
Estiveram presentes na reunião, representantes estaduais das secretarias de planejamento; da agricultura; vice-governadorias; secretarias de articulação social; entre outros. Caberá a esse grupo atuar em conjunto com  as delegacias do MDA e as  representações de governos municipais integrantes dos colegiados territoriais, para colocar em prática todo o trabalho de articulação do programa nos estados.
Territórios da Cidadania
O programa Territórios da Cidadania foi lançado em 2008 por meio de um decreto presidencial e tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia. “O programa Territórios da Cidadania é muito importante porque ele é uma ação multisetorial, é uma ação interfederativa e é uma ação que promove a profunda democracia participativa em nosso País”, concluiu a secretária. 

Nenhum comentário: