sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Complexidade será a tônica do futuro 

Foto: Marcos Esteves
Complexidade será a tônica do futuro
Depois de mais de 20 horas de debates em quase três dias, terminou nesta quinta-feira (12) o seminário “O futuro da inovação na agricultura tropical: oportunidades e responsabilidades para o setor de inovação agrícola brasileiro”. Realizado na Embrapa Estudos e Capacitação (Brasília, DF), o evento contou com cerca de 15 palestrantes, grupos de trabalho, debates e reuniu especialistas, líderes e representantes de empresas de pesquisa e de fomento de várias partes do mundo para discutir temas de relevância para o setor.

Durante o encerramento do seminário, no início da tarde, o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, destacou que nas próximas décadas a complexidade será a norma em todos os campos do conhecimento. “O mundo está mais imprevisível e multipolar, o que impõe a uma instituição como a nossa desafios enormes, uma vez que trabalhamos com o futuro, cada vez mais difícil de antever”, afirmou.

Lopes comentou que os quase três dias de seminário foram muito intensos, ricos em discussões e debates relevantes para o futuro da pesquisa agropecuária tropical. “Agora, a equipe do Agropensa e o seu Comitê Gestor vão se debruçar sobre as informações geradas nesses quase três dias e transformá-las em uma nova versão do Documento de Referência que será apresentado à sociedade em abril de 2014, contendo a visão da Embrapa para o futuro da Empresa e para os próximos 20 anos”, explicou. Segundo ele, esse documento ainda será discutido em outras duas ocasiões ainda em 2013.

O presidente da Embrapa ressaltou a importância das parcerias, “fundamentais para a trajetória da Embrapa e também para construir o futuro que estamos delineando”. Para Lopes, não basta apenas gerar conhecimento, é preciso também gerenciar relacionamentos, uma vez que instituição nenhuma pode abraçar os desafios do futuro sozinha. “Essas são palavras-chaves para os próximos anos: complexidade, conhecimento e relacionamento”, frisou.

Protagonismo
No cenário internacional, o presidente da Embrapa lembrou que o Brasil tem sido chamado com frequência a assumir responsabilidades cada vez maiores na geração de oferta suficiente de alimentos para uma população crescente. “Temos o compromisso de reforçar o papel do Brasil como protagonista no mundo tropical, para a segurança alimentar do planeta e, consequentemente, para a paz mundial. Devemos ajudar outros países a desenvolverem suas agriculturas e, nesse modelo, temos que pensar em pessoas, instituições e políticas, não só em entregar as tecnologias”, destacou.

Alguns desafios para o futuro, na visão de Lopes, trazem questões como a alimentação associada à saúde - com a mudança de foco da questão da cura para a prevenção de doenças por meio de uma alimentação saudável e funcional -, as mudanças climáticas, a gestão territorial, a gestão do negócio integrada à química verde e as indústrias da biomassa, entre outras.

Agropensa
O fórum “O futuro da inovação na Agricultura Tropical” reuniu lideranças mundiais de Ciência e Tecnologia do setor agropecuário. O evento promovido fez parte das atividades do Agropensa, o Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa. A rede é dedicada a produzir e difundir conhecimentos e informações em apoio à formulação de estratégias de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para a própria Empresa e instituições parceiras.

Lançado no dia 24 de abril, durante as comemorações do 40º aniversário da Embrapa, o Agropensa atua no mapeamento e apoio à organização, integração e disseminação de base de dados e de informações agropecuárias. Ele captura e prospecta tendências, identifica futuros possíveis e elabora cenários que permitam à agropecuária brasileira melhor se preparar diante de potenciais desafios e oportunidades.

O fórum foi a primeira etapa da estratégia da Empresa para a construção do documento “Visão 2013-2033: Desafios e oportunidades tecnológicas para a agricultura brasileira do futuro”, que será apresentado à sociedade em abril de 2014.

Nenhum comentário: