terça-feira, 6 de agosto de 2013

Plano Safra Semiárido auxiliará 88% dos municípios potiguares


Plano Safra Semiárido auxiliará 88% dos municípios potiguares

Foto: Andrea Farias/MDA

Quase 90% dos municípios do Rio Grande do Norte estão inseridos no Sertão, segundo o último Censo Demográfico para o Semiárido Brasileiro, do Governo Federal. A região concentra mais de 553 mil habitantes da área rural, população que será beneficiada com as ações do Plano Safra Semiárido lançado para o estado nesta terça-feira (6). A iniciativa reserva R$ 7 bilhões para o fortalecimento da agricultura familiar e de médio porte. As ações estruturantes serão complementadas com a entrega de 81 máquinas da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para 80 municípios do estado.
A cerimônia ocorrerá às 10h, no Centro Administrativo do estado, na capital Natal. A partir dos recursos disponibilizados pelo Plano, agricultores familiares poderão investir na organização produtiva local e, assim, melhorar as condições de convivência com o Semiárido.
O delegado federal do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa Sobrinho, acredita que o conjunto de medidas do Plano Safra Semiárido impactará diretamente o desenvolvimento social e econômico dos municípios do estado. “No Rio Grande do Norte, o Plano traz um atendimento de quase 100% dos nossos municípios. É um fato histórico o Semiárido receber uma política pública como essa, com as devidas especificidades que a agricultura familiar daqui requer.”
As contratações de créditos serão realizadas por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A linha de crédito oferece taxas de juros diferenciadas para o Semiárido. Para as operações de custeio, os juros são de 1% a 3%, ao ano – nas demais regiões, os juros variam entre 1,5% a 3,5%. Já os contratos de investimento, são tabelados com juros de 1% a 1,5%, ao ano – as taxas para o restante do País ficam entre 1% e 2%. As condições especiais incentiva a produção de culturas alimentares adaptadas à realidade do Semiárido e reservas estratégicas de alimentos para consumo animal e água para produção.
A contratação de crédito dos agricultores familiares que residem fora do Semiárido será regida pelas condições previstas no Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014, também do MDA.
Máquinas
Os maquinários doados – 13 retroescavadeiras, 32 caminhões-caçambas e 36 pás-carregadeiras – ajudarão a reforçar a produção agrícola de 80 municípios do Rio Grande do Norte. A entrega atenderá aproximadamente 360 mil moradores da área rural e outros 35 mil agricultores familiares. O investimento para aquisição das máquinas foi de R$ 23,5 milhões.
Os equipamentos serão usados para impulsionar as obras de infraestrutura hídrica, como edificação de barragens subterrâneas, e de recuperação das estradas vicinais, as rodovias usadas pelos agricultores familiares para chegar às cidades.
Confira a relação dos municípios beneficiados com a entrega de retroescavadeiras
Arês
Baía Formosa
Canguaretama
Espírito Santo
Extremoz
Goianinha
Nísia Floresta
Pedro Velho
Rio do Fogo
São José de Mipibu
Senador Georgino Avelino
Tibau do Sul
Vila Flor
Confira a relação dos municípios beneficiados com a entrega de pás-carregadeiras
Acari
Açu
Afonso Bezerra
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto Do Rodrigues
Angicos
Antônio Martins
Apodi
Areia Branca
Augusto Severo
Barcelona
Bento Fernandes
Bodó
Caiçara do Norte
Caiçara do Rio Do Vento
Caicó
Campo Redondo
Carnaúba dos Dantas
Carnaubais
Cerro Corá
Coronel Ezequiel
Coronel João Pessoa
Cruzeta
Currais Novos
Doutor Severiano
Encanto
Equador
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Florânia
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Galinhos
Governador Dix-Sept Rosado
Confira a relação dos municípios beneficiados com a entrega de caminhões-caçambas
Lagoa D'anta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Nova
Lagoa Salgada
Lajes
Lajes Pintadas
Lucrécia
Luís Gomes
Macaíba
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Monte Alegre
Monte Das Gameleiras
Mossoró
Nova Cruz
Olho D'água do Borges
Paraná
Paraú
Parazinho
Parelhas
Passa e Fica
Patu
Pau dos Ferros
Pedra Grande
Jundiá
Montanhas
Pedro Velho
Venha-Ver
Vera Cruz
Serviço
Solenidade de lançamento do Plano Safra Semiárido e entrega de máquinas para municípios do Rio Grande do Norte
Dia: 6 de agosto (terça-feira)
Horário: 10h
Local: Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, no Centro Administrativo do Estado, localizado na BR 101, Km 0, Lagoa Nova - Natal (RN)

Nenhum comentário: