segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O Leite de Cabra

O leite de cabra tem propriedades mais benéficas para a saúde do que o leite de vaca, nomeadamente na prevenção da falta de ferro e da desmineralização óssea, revela um estudo da Universidade de Granada, Espanha.
Parte dos resultados do estudo, realizado por Javier Díaz Castro, do Departamento de Fisiologia da Universidade de Granada, foi publicada nas revistas científicas "Journal Dairy Science" e "International Dairy Journal".

O investigador comparou propriedades nutricionais e biodisponibilidade do ferro, cálcio, fósforo e magnésio nos leites "normal" e "enriquecido com cálcio" de cabra e de vaca, através da incidência e distribuição destes minerais nos diversos órgãos de ratos aos quais foi induzida experimentalmente uma anemia nutricional causada pela falta de ferro.

Os resultados obtidos revelam que tanto a anemia ferropriva (por falta de ferro) como a desmineralização óssea entravam em remissão mais rapidamente com o leite de cabra.

Segundo o cientista, isto deve-se à grande disponibilidade de ferro, cálcio, fósforo e magnésio e à presença nos ratos que consumiram este alimento de melhores níveis de PTH — uma hormona encarregada de controlar o equilíbrio do cálcio no organismo — quando comparados com as cobaias de um grupo de controlo.

Javier Díaz Castro assinala que a introdução na dieta deste género de leite, com um conteúdo normal ou melhorado de cálcio, "favorece o uso digestivo e metabólico de ferro, de cálcio e fósforo, assim como o seu depósito nos órgãos-alvo destes minerais".

O consumo habitual de leite de cabra "tem efeitos positivos no metabolismo mineral, na recuperação da anemia ferropriva e na mineralização óssea do rato", refere Díaz Castro, salientando que o seu enriquecimento em cálcio "não interfere na disponibilidade dos minerais estudados, contrariamente ao que foi observado no leite de vaca".

Ainda falta confirmar estas descobertas no ser humano para que o consumo de leite de cabra na população em geral possa ser encorajado.

Nenhum comentário: