segunda-feira, 5 de agosto de 2013

EMPARN fará Visita Técnica sobre Produção de Oleaginosas




Na próxima quarta-feira (7), na Estação Experimental de Apodi, no Oeste Potiguar, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN),  vai promover uma Visita Técnica sobre a produção de oleaginosas, com destaque para o cultivo do gergelim.  Estarão reunidos os parceiros na experiência como a Embrapa, JICA, EMATER e o Banco do Nordeste, além de técnicos e produtores das oleaginosas.

A Visita Técnica começa com duas palestras, a partir das 8h30, no Hotel e Churrascaria Apodi. A primeira palestra será sobre o tema "A cultura do gergelim"  e, em seguida, terá a importante palestra sobre "Cultivo Experimental de Oleaginosas Tolerantes à Seca na Região Oeste do RN". Após as palestras, às 10 horas, haverá uma visita aos campos de cultivos de oleaginosas na Estação Experimental de Apodi.

O cultivo do gergelim é uma das  alternativas para o semiárido brasileiro, segundo a pesquisadora da EMBRAPA Algodão, Nair Helena Castro Arriel, que fará a palestra de abertura da visita técnica na próxima quarta-feira, em Apodi. Ela vai falar sobre o cultivo e a situação atual do gergelim, com ênfase no Nordeste e o Rio Grande do Norte e, em especial, o semiárido. Temas como sistema de produção do gergelim, genética, manejo cultural e tecnologias de alimentos serão apresentados por Nair.

A palestra sobre as outras oleaginosas será apresentada pelo pesquisador da EMPARN Marcelo Abdon Lira, que abordará as experiências da Empresa com as mesmas, com experimentos desenvolvidos nos últimos anos nas estações experimentais da EMPARN em diversas regiões do estado, principalmente em Apodi.

Nenhum comentário: