segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Notícias do PRODECENTRO

Os pequenos agricultores do Rio Grande do Norte estão sendo orientados a construírem barragens subterrâneas para mitigarem os efeitos da seca em suas propriedades. Desde o dia 1º de novembro de 2012, 1,8 mil empreendimentos rurais do estão recebendo orientações de técnicos do Sebrae no Rio Grande Norte. A iniciativa integra o Projeto de Apoio à Gestão e Convivência com o Semiárido, da instituição.

O gestor do projeto, Valdemar Belchior, explica que, "para a adoção das medidas em caráter de urgência, o Sebrae buscará os apoio de instituições públicas, como o Governo do Estado e prefeituras. Temos que concentrar esforços para amenizar a situação enfrentada pelos agricultores", frisa. As ações serão desenvolvidas até julho de 2013. A meta é promover condições necessárias para a manutenção de, no mínimo, 95% do público alvo em suas propriedades.

Ainda dentro das ações a serem desenvolvidas junto aos agricultores estão a disseminação de técnicas para a utilização racional de água. Uma das alternativas é a Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS) e a criação de parcerias com instituições financeiras que disponibilizam linhas de crédito específicas para a situação emergencial da estiagem.

Responsável pela aplicação de diagnósticos nas propriedades do Alto Oeste Potiguar, o consultor Mário Sérgio Ferreira explica que, além do quadro desfavorável causado pelo fenômeno natural da seca, a falta de informação prejudica diretamente diversos agricultores.

"Na maioria dos casos eles desconhecem completamente e nunca aplicaram técnicas simples, como plantio de palma ou de outras culturas que podem ser utilizados para a manutenção do rebanho durante a seca", avalia.

Nenhum comentário: