sábado, 9 de julho de 2011

O Caprino Canindé-Pesquisa da EMPARN



Emparn pesquisa aumento da produtividade na caprinocultura: análise será em Pedro Avelino
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) deu início a estudo que investigará mecanismos para aumento da produtividade das raças caprinas nordestinas.
O estudo é patrocinado pelo Banco do Nordeste e aplicará, de forma inovadora, um sistema misto de produção voltado à raça Canindé. Comumente usada para abate, a pesquisa prevê a exploração desses animais como fonte de matrizes, reprodutores, carne, leite e pele, em regime de manejo semi-intensivo.
O PhD em Ciência Animal Aurino Alves Simplício, coordenador da pesquisa, explica que a Canindé é bem adaptada às condições climáticas do semiárido. No entanto, em virtude do retorno econômico pouco favorável, em comparação com outras raças, esse grupamento genético pode desaparecer.
“Por isso, buscamos desenvolver um sistema de produção de baixo custo e maior rentabilidade aos criadores, sobretudo os que atuam na agricultura familiar”, afirma.
Serão aplicados recursos naturais da região e pastos diferenciados, além de atributos de reprodução que irão permitir às fêmeas três partos a cada 24 meses – ao invés dos 36 meses tradicionalmente predominantes -, de modo a garantir um maior número de crias.
Outro diferencial será o tempo do desmame, que ocorrerá entre 56 e 63 dias, técnica empregada originalmente na atividade leiteira. “Estimamos que 80% das crias do sexo masculino serão abatidas com 70 dias de vida e comercializadas como carne nobre. Os 20% restantes, bem como as fêmeas, poderão ser recriadas para serem comercializadas como matrizes e reprodutores”, diz Aurino Simplício.
O coordenador ainda destaca que, após o desmame, será feita a ordenha dos animais para venda do leite. “Também buscaremos mercado para as peles, consideradas de alta qualidade, uma vez que o abate ocorrerá em um período da vida do animal, onde ele foi pouco exposto ao sol e tem pele isenta de imperfeições causadas por espinhos e arames farpados”.
A base experimental do estudo, que terá 36 meses de duração, será no município de Pedro Avelino. Inicialmente, o sistema será testado com 90 animais adultos. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em congressos científicos, dias de campos e cursos para produtores, técnicos e estudantes.
O investimento total é de R$ 90 mil, por meio do Fundo de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (Fundeci), administrado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão vinculado ao BNB.
Nota do Blog: O Dr. Alexandre Wanderlei, um dos mais entusiasta da raça canindé e talvez o maior criador da região central do estado, não poderá ficar de fora deste estudo tão importante para os destinos futuros da canidezinha como bem diz êle. A Caprifeira de Afonso Bezerra, poderá servir de palco para a divulgação devida do assunto em apêndice.

Nenhum comentário: