domingo, 31 de julho de 2011

A Caprinocultura na Paraiba-Simpósio Internacional

Simpósio internacional trará à PB especialistas em caprinos e ovinos

O Governo do Estado, através da Secretaria estadual de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca e da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa) lançou na noite desta quinta-feira (28) da programação do 5º Simpósio Internacional sobre caprinos e ovinos de Corte (Sincorte) e da Feira Nacional do Agronegócio da Caprinovinocultura de Corte (Fenacorte) que serão realizados no período de 24 a 28 de outubro no Hotel Tambaú, em João Pessoa.

Durante o Sincorte, especialistas de todo o país e de outros países ministrarão palestras abordando temas variados sobre a cadeia produtiva da capronocultura. O diretor técnico da Emepa, Wandrick Hauss de Sousa, disse que a programação inclui a realização do 3º Fórum Nacional da Caprinocultura Leiteira e da 2ª Mostra Tecnológica de Produtos Derivados da Capinocultura de Base Familiar do Nordeste, além da Ilha de Gastronomia Caprina e Ovina, que reunirá várias atividades, inclusive uma cozinha alternativa.

Várias autoridades participaram do lançamento dos eventos, entre elas os secretários Marenilson Batista, da Agropecuária e da Pesca; Alexandre Eduardo de Araújo, executivo da Agricultura Familiar; presidente da Emepa, Manuel Duré; Júlio Rafael, do Sebrae; Mário Borba (Faepa); Hermes Ferreira (Ministério da Agricultura); Francisco Cavalcante (BNB) e o presidente da Famup, Rubens Germano. A solenidade ocorreu no auditório da PBTur, em João Pessoa.

Meta do Governo – O secretário Marenilson Batista garantiu que a expansão da caprinocultura da Paraíba é meta do Governo do Estado, salientando que toda a tecnologia existente na Emepa deve ficar a serviço do produtor do estado.

Outro ponto salientado pelo secretário é que o governo pretende trazer os propagadores dessa cadeia produtiva e extensionistas para o Sincorte, de maneira a divulgar as técnicas para o desenvolvimento da atividade. O secretário disse que será instalada a câmara setorial para identificar as potencialidades e promover o diálogo do setor da Caprinoovinocultura.

Para a realização do 5º Sincorte, o Governo do Estado firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, (Embrapa), a Federação da Agricultura do Estado da Paraíba (Faepa), o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e o Governo Federal.


Secom-PB

Nenhum comentário: