quarta-feira, 13 de julho de 2011

Construção de Açudes-O Exemplo vem do RS

Vista aérea do Açude Pataxó, município de Ipanguassú-RN




Um programa do governo quer incentivar a construção de açudes no Rio Grande do Sul. O objetivo é que os agricultores consigam armazenar água da chuva e  amenizar os problemas causados pela estiagem.


O agricultor Maciel Luís Felipe cria vacas leiteiras em Santa Rosa (RS) e diz que perdeu boa parte da produção nos últimos anos por causa da seca. "Com falta de água, não tem produtividade”, afirmou.
Felipe é um dos produtores beneficiados pelo programa de construção de reservatórios. O açude, para o agricultor, custaria mais de R$ 20 mil. Com o incentivo, ele só paga 20% desse total, em cinco anos e sem juros. O restante é subsidiado pelo governo. Além disso, recebe assessoria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para a implantação e liberação ambiental. Os açudes podem ter até cinco hectares de área.

Desde o ano passado, em todo o Rio Grande do Sul, foram abertos cerca de 700 reservatórios. Eles são capazes de manter algumas culturas por até dois meses sem chuva. O chefe da Emater de Santa Rosa, Vanderlei Waschburger, disse que programa deve beneficiar produtores que trabalham com hortigranjeiros e com a bovinocultura de leite.

No programa também estão previstas construções de cisternas para armazenar a água da chuva com subsídio de 50% do governo estadual.
Nota do blog: O último programa de açudagem realizado no RN, foi exatamente no governo do Dr. Cortez Pereira. O semeárido nordestino é carente de recursos hídricos e todo muito sabe e se relata em depoimentos, mas, ultimamente tenho lido muito sobre o assunto e não entendo porque não se comenta que a solução dos pequenos e médios proprietários são os esbarros dágua. Sei com propriedade o que   significa um pequeno barreiro em nossa região. Possuo um em meu terreno e dou graças a Deus pelos benefícios que recebo quando o mesmo recebe água no período chuvoso. Alô dona UFERSA, vamos provocar os órgãos governamentais. Vamos apresentar estudos, em fim, vamos seguir o exemplo do RS. Alô D. Givalda, o cessa Angicos pode entrar na jogada, ok?

Nenhum comentário: