quinta-feira, 5 de maio de 2011

Universidade Para Assentados

Primeira universidade federal dentro de assentamento do Incra será no Paraná PDF Imprimir E-mail
Seg, 02 de Maio de 2011 12:17
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) firmaram na sexta-feira (29) dois acordos que beneficiarão de forma significativa os assentados do Paraná. O Incra vai repassar uma área de 42 hectares do projeto de assentamento (PA) Oito de Junho, em Laranjeiras do Sul (PR), para implantação do primeiro prédio da UFFS, com cinco mil metros quadrados. As obras de terraplanagem começam já nesta segunda-feira (2).

A edificação deverá atender às atividades acadêmicas a partir de 2012. O campus definitivo engloba, além da área repassada pelo Incra, outros 45 hectares doados em maio de 2010 pelas prefeituras de Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras e Laranjeiras do Sul.

DSC08182_3Para o presidente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, a instalação do campus da UFFS em Laranjeiras do Sul é um grande avanço para a reforma agrária no País. "É a primeira universidade federal do País dentro de um assentamento e com certeza vai trazer muito desenvolvimento para a região", declarou.

De acordo com o diretor do campus da UFFS em Laranjeiras do Sul, Paulo Mayer, somente o projeto de urbanização utiliza cerca de 40 hectares. "Com a cessão, damos, assim, o pontapé inicial para a obra. Temos, inclusive, a licença prévia do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para começar o trabalho", disse. 

Nenhum comentário: