domingo, 15 de maio de 2011

Nova Friburgo-RJ 193 Anos-Parabéns

NOSSATERRA homenageia essa linda cidade serrana que tive o prazer de residir durante 3 anos. Saudades...
E lá se vão 193 anos desde que Dom João VI teve a ideia de povoar as terras do atual interior do Estado do Rio de Janeiro viabilizando imigrações europeias. Primeiro vieram os suíços, depois os alemães, italianos, japoneses, húngaros, libaneses, austríacos, espanhóis... não necessariamente nessa ordem, mas que, unidos, cada um com sua cultura, muito contribuíram para a criação desse mix mundial que sabe acolher e encantar a todos que por aqui chegam para ficar, passar alguma temporada ou apenas visitar. Assim é Nova Friburgo, um lugar que encanta por sua simpatia mágica, sua natureza de rara beleza em meio a muito verde e suas imponentes montanhas.
Este 16 de maio, dia do aniversário de Nova Friburgo, é claro, não será igual aos que passaram. É inegável que a cidade é outra e ainda sofre com o trauma daquela fatídica madrugada de 12 de janeiro. Por todos os lados, marcas de uma das tempestades de maior intensidade da história são visíveis. Cenários de destruição ainda estão presentes e as tristes imagens do episódio de repercussão internacional insistem em não sair da memória dos friburguenses, mas é esse mesmo povo que luta para dar a volta por cima e reconstruir aquilo que a natureza com sua força imperiosa danificou.
E quando se resolve refazer, sempre se tenta não só voltar ao que era antes, mas também melhorar os pontos não tão bons. E com esse espírito, Nova Friburgo soma mais um ano de vida nesta segunda-feira, com a esperança de renovação. Basta cada um fazer a sua parte. A tristeza por quem se foi e por aquilo que se perdeu não acabará, mas é chegada a hora de refazer, recuperar, reconstruir, renovar. Vamos em frente, Nova Friburgo! Parabéns pra você!

Nenhum comentário: