domingo, 15 de maio de 2011

Representantes do Grito da Terra são recepcionados pelo ministro Negromont

Foto: Rodrigo Nunes/MinCidadesO ministro das Cidades, Mário Negromonte, recebeu na tarde desta quarta-feira (11), em seu gabinete, 21 representantes do movimento Grito da Terra Brasil 2011. Juntamente com a Secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, e a Secretária Executiva do Conselho das Cidades, Marta Morosini, Negromonte ouviu as reivindicações pelas melhorias e garantiade recursos para os trabalhadores da agricultura rural.

Como porta voz do movimento, o Secretário de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antoninho Rovaris, apresentou pontos relevantes sobre reajustes no Programa Minha Casa Minha Vida Rural e propôs novas sugestões de regularização fundiária. Representantes das Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags) d Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Bahia, Goiás, Ceará, Maranhão, Alagoas, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e São Paulo discutiram ações de melhorias para o setor.
Mário Negromonte ouviu atentamente os trabalhadores e garantiu que durante seu mandato irá caminhar junto aos movimentos sociais, como o Grito da Terra Brasil. “Vamos simplificar essas normativas, alcançar os objetivos e atender as necessidades dos agricultores. O setor pode contar com o Ministério das Cidades para cumprirmos juntos todas estas propostas”, declarou o ministro.
Após a discussão, a Secretária Inês Magalhães analisou cada ponto apresentado e parabenizou a iniciativa dos trabalhadores. “Reconheço o esforço do desafio de todos sobre o Minha Casa, Minha Vida. O Grito da Terra faz um ótimo trabalho, sempre bem organizado. No caso da regularização fundiária, a preocupação não é somente com a aplicação do dinheiro, mas sim para o trabalhador não ser prejudicado. Vamos repensar nas verbas destinadas à reforma em casas rurais e realizar um trabalho de sensibilização na organização e reestruturação das entidades do programa. Defendemos fervorosamente essas causas”, anunciou a Secretária.
O Secretário da Contag comemorou o resultado do encontro. “Para o trabalhador rural, uma casa não é somente uma moradia. É um lugar onde se constrói a vida, onde se encontra condições para o crescimento do agricultor. O significado é maior. Por isso, lutamos. Já tivemos muitas mobilizações necessárias e grande conquistas para o setor, mas precisamos repensar algumas simplificações, sem ilegalidades, para o programa na área rural. Saímos muito satisfeitos desta reunião, com muita expectativa nestas melhorias. Acreditamos que iremos avançar”, finalizou.

Nenhum comentário: