domingo, 17 de abril de 2011

O Anglo Nubiano

 

 

 

 

O ANGLO-NUBIANO DÁ O TOM

 

O criador Benicio Melo, ex-presidente da ABCAnglo, por dois mandatos, no período de 2006 até 2010, lembra que "embora a raça Anglo-Nubiana tenha passado por um breve período com poucas aparições em exposições e leilões, nunca tivemos dificuldades para vender nossos animais, fato comprovado hoje, quando sabe-se não existir estoques de animais represados para vendas em nenhum dos bons plantéis do Nordeste".
E continua: "Ao fundarmos a ABC­Anglo, naquele histórico setembro de 2006 em São Luís do Maranhão, éramos poucos criadores que insistiam em participar ativamente de eventos agrope­cuários pelo Brasil e isso nos preocupava, pois sabíamos que haviam muitos criadores da Bela Raça espalhados pelos Sertões. Eles estavam desassistidos, desinformados, ou, muitas vezes, mal informados e - acreditando estar a raça em decadência no mercado - deixaram de levar seus animais aos eventos. Alguns deixaram até de registrar, mas a maioria manteve seus rebanhos a campo, o que foi muito salutar para a raça, constituindo uma seleção natural dos mais aptos e mais fortes”.
“A partir da fundação da ABCAnglo, com seus vice-presidentes em todos os estados nordestinos em que havia uma forte criação da raça, com a fundação de núcleos estaduais, como a AcanPE, Anglo/BA, Anglo/CE, Anglo/PI, etc. e, com o trabalho desenvolvido por nosso embaixador, o Luiz do Berro, em permanente divulgação na revista O Berro, identificamos e resgatamos muitos criadores (criadores de tradição) e iniciamos novos plantéis no Brasil".
“Agora, neste evento, (Nacional-2010/BA), com uma imensa sensação do dever cumprido, vendo a raça presente de Sul a Norte do Brasil, com plantéis de diversificada genética e, graças ao apoio que sempre tivemos dos criadores de todo o país, estamos passando a ABC­Anglo a uma diretoria de larga tradição na criação, a qual está ciente que, apesar do trecho já percorrido durante nosso período na presidência, ainda teremos uma longa caminhada e eu estarei sempre disponível a participar e ajudar o presidente Luiz Abel, meu amigo particular e um dos referenciais da raça”.
O criador Luiz Abel, que seleciona Anglo-Nubianos em Sertânia/PE há cerca de 30 anos e cujo plantel já foi lau­reado com títulos importantes como Tetracampeão Nacional da raça e diversos animais Campeões Nacionais, disse: "Estou ciente da importância deste momento para a Raça Anglo-Nubiana. Nunca tivemos dificuldades para comercia­lizar bons animais. Existe uma demanda enorme de boas matrizes e reprodutores puros e registrados, tanto no mercado interno brasileiro como para exportação aos países vizinhos na América”.
Afirma que "a ABCAnglo está atenta e promovendo ações no sentido de dimensionar o real tamanho do rebanho com registro de animais na ABCC e também identificar os inúmeros rebanhos com possibilidades de iniciar uma escrita zootécnica e futuro registro de animais".
"Vimos com muita satisfação o crescimento da participação de criadores e de animais da raça Anglo-Nubiana, nos bons eventos pelo Brasil afora, o que nos indica que os plantéis de elite estão muito bem, entretanto devemos cuidar e dar muita atenção aos rebanhos nos cam­pos, pois eles são a sustentação dos rebanhos de fina estirpe e, portanto, a nossa preocupação neste momento" - lembra.
Quanto às Nacionais da Raça o presidente Luiz Abel acha que "sempre devemos seguir os métodos consagrados pela agropecuária do Brasil, prestigiar regiões e Estados que reúnam um grande rebanho da raça, grande número de criadores e que, em estando interessados em sediar uma Nacional da Raça Anglo-Nubiana, ofereçam melhores condições para a participação de todos os criadores do Brasil, em igualdade de condições (logística,  transporte, acomodações, custos, etc.)".
E se despede, dizendo: "os criadores e selecionadores de Anglo-Nubiano no Brasil podem contar sempre com uma ABCAnglo participativa e democrática na defesa de seus interesses, pois também sou criador da raça nas caatingas de Pernambuco e sei que devemos ter persistência para seguir no rumo certo que é a vitória da Bela Raça brasileira".

Mais informações: Luiz do Berro, diretor de Divulgação e Marketing, ABC-Anglo.



Nenhum comentário: