quarta-feira, 6 de abril de 2011

Inserção produtiva das mulheres e acesso a crédito são destaques da pauta da Contag
01/04/2011 07:38
O Governo Federal recebeu nesta sexta-feira (1º) a pauta do 17º Grito da Terra, que será realizado em Brasília (DF) nos dias 17 e 18 de maio. O documento foi entregue pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, durante encontro com a presidenta Dilma Rousseff e os ministros do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, realizado no Palácio do Planalto. As demandas tratam de ações de combate à pobreza rural e à desigualdade de gênero, fomento à geração de renda e à sustentabilidade econômica, social e ambiental. O fortalecimento do crédito e das políticas voltadas para a autonomia produtiva das mulheres foram destaques no encontro.
O ministro Afonso Florence reforçou a importância dessas ações para promover o desenvolvimento no meio rural. “A presidenta destacou as políticas para as mulheres e em especial a construção e manutenção de creches para viabilizar a inserção produtiva e a autonomia das mulheres”. Florence anunciou ainda que o governo federal vai investir na verticalização da produção, ou seja, na industrialização dos produtos da agricultura familiar.

“A presidenta Dilma disse que não se combate a pobreza sem fortalecer as ações da agricultura familiar, assentados da reforma agrária e as mulheres no campo”, reforçou o presidente da Contag. Broch afirmou que durante o encontro foi enfatizada a inserção das mulheres camponesas no processo produtivo, a educação no campo para a juventude rural e a garantia de assistência técnica.
Florence ressaltou ainda que, por orientação da Presidenta Dilma Rousseff, ele e o ministro Gilberto Carvalho irão mediar a pauta da Contag com outros ministérios.

Nenhum comentário: