sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Gás Carbônico

MDA e OCB assinam acordo de cooperação para ações no âmbito do Mercado de Carbono
15/10/2010 16:57
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, destacou o compromisso do Brasil com a diminuição de gás carbônico durante a assinatura do acordo de cooperação com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) na tarde desta sexta-feira (15), em Brasília (DF). Segundo Cassel o Programa Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) Florestal é um exemplo mundial e o acordo dará mais impulso a este trabalho. Ele, ainda, ressaltou a importância da parceria: “aprendemos a trabalhar juntos”.
O objetivo do acordo de cooperação é promover ações estruturantes de apoio à implementação de programas, projetos e ações no âmbito do Mercado de Carbono.
Para o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, a ação reflete a busca do setor pelo alinhamento entre a preservação ambiental e sua viabilidade econômica. Segundo Márcio Lopes já estão em andamento alguns projetos piloto e, ainda, um grupo de trabalho composto pelos representantes das instituições e órgãos participantes do acordo.
Esta ação vai contribuir para a implementação do MDL Florestal e reforçar o compromisso do Governo Federal com o Protocolo de Kyoto no desenvolvimento de metodologias e capacitações para a execução dos projetos que  vão recuperar áreas degradadas da Mata Atlântica. Além disso, vai reforçar o compromisso assumido pelo governo brasileiro na redução de Gases de Efeito Estufa (GEE) durante a Conferência das Partes (COP15).
Entre as ações previstas no acordo estão a aplicação de metodologias e tecnologias de redução de gases de efeito estufa, acesso à assistência financeira, capacitações, estruturação e disseminação de dados e informações.
Além do MDA, assinam o acordo os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Ciência e Tecnologia (MCT), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Banco do Brasil (BB)e a Agência Nacional das Águas (ANA).

Nenhum comentário: