terça-feira, 26 de julho de 2022

 

Encontro vai discutir a produção da cevada no Brasil

   

A cultura e produção da cevada começou a se expandir no Brasil a partir da década de 1970, em grande parte devido às iniciativas da indústria cervejeira, que fomentou a nacional para garantir oferta. De 1976 até os dias atuais, uma área cultivada oscilou ao redor dos 100 mil hectares. O aumento constante da cultura, entretanto, ao longo desse período, passando de 1,018 kg/ha, em 1976, para 3,812 kg/ha, em 2021, o que garante aumento constante ao longo desse período, passando de 95 mil toneladas para 425 mil toneladas, no mesmo período. Para a safra 2022, a previsão é atingir o recorde de 430,8 mil toneladas de cevada (Conab, jul2022).

Para atender à necessidade de grãos de cevada por parte das maltarias instaladas no Brasil são exatamente, cerca de 830 mil toneladas de grãos, ou seja, o dobro do volume que foi produzido nos últimos anos.

O cultivo de cevada no Brasil está concentrado na Região Sul, com os ingredientes usados ​​para produção de malte utilizado pela indústria de cerveja. Nos últimos anos, a área de cultivo tem-se aumentado no Paraná, porém, reduzido no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O Rio Grande do Sul, que já chegou a cultivar mais de 100 mil hectares de cevada no final da década de 1990, em 2021 cultivou apenas 38 mil hectares. Mesmo com 73,4 mil hectares em 2021, o aumento gradativo de área no Paraná não tem sido suficiente para fazer frente à demanda crescente de grãos de cevada.

O Brasil segue uma tendência mundial, onde uma área destinada ao cultivo de cevada no mundo vem caindo desde o final da década de 70, quando chegou a ser cultivada em 80 milhões de hectares. Atualmente, estão em torno de 50 milhões de hectares. O volume produzido, entretanto, tem aumentado, a despeito da redução da área plantada, graças aos constantes aumentos de produtividade conferidos pelas melhorias nas técnicas de produção e pelo melhoramento genético da cultura.

Para discutir os rumos da produção brasileira de cevada, está programado um encontro nacional para o mês de agosto. É a 33ª Reunião Nacional de Pesquisa de Cevada que será realizada no Rio Grande do Sul, no auditório da Embrapa Trigo, nos dias 2 e 3 de agosto. A 33ª Reunião Nacional de Pesquisa de Cevada vai reunir a comunidade técnica e científica para contestar os avanços e os desafios no uso da tecnologia no campo. Serão apresentados resultados de pesquisa em 22 trabalhos, além de 6 palestras técnicas. A Promoção é da Ambev, com apoio da Embrapa e FAPA/Agrária. A programação completa está no site www.embrapa.br/reuniao-cevada .

Nenhum comentário: