terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Pesquisador reúne obra completa em livro sobre manejo ambiental 
Ações do documento
O pesquisador aposentado da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) Odo Primavesi acaba de lançar o livro “Manejo Ambiental Agrícola - para agricultura tropical agronômica e sociedade", pela Editora Agronômica Ceres. A obra é uma contribuição do agrônomo para o equilíbrio entre ciência agronômica, agricultura e sociedade. Ricas em detalhes do ambiente natural e agrícola do Brasil, as 840 páginas reúnem todos os resultados e ideias publicados pelo autor em suas duas décadas como pesquisador da Embrapa.
O livro aborda de forma global e integrada os aspectos ambientais mais importantes para os cidadãos rurais e urbanos, e traz aspectos ecológicos de manejo (solo, água e árvores) que servem tanto para áreas urbanas como rurais. Primavesi argumenta no livro em favor do desenvolvimento construtivo, um caminho para chegar ao sucesso socioeconômico por meio de boas práticas de manejo ambiental. "Todo leitor encontrará algum aspecto de interesse para sua vida e atividade diária, de forma holística e integrada, e que afeta seu ambiente e, com isso, seu modo de agir", afirma o autor.
A obra traz informações essenciais tanto para empresários rurais que praticam os sistemas de produção intensivos de alta tecnologia, como para a agricultura familiar produtiva e os sistemas agroflorestais, ou para a agricultura urbana. Também dá suporte ao programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), do Ministério da Agricultura, e estimula também o cidadão urbano a repensar seu ambiente e a forma de manejá-lo.
Em sintonia com as novidades na área ambiental, Primavesi aborda conceitos como os de pegada ecológica, de água, de carbono e de nitrogênio; mudanças climáticas e aquecimento global, economia verde e azul; desenvolvimento construtivo; entre outros. Traz também diversos exemplos práticos, que podem servir de referência para novas ações nas diversas áreas relacionadas.
O livro apresenta ainda alternativas de manejo ambiental, dentro do conceito de boas práticas, com base em conhecimentos agronômicos e ecológicos, criando a possibilidade de se montar sistemas de produção duradouros, praticáveis em pequena e em grande escala.
Possui 840 páginas, 139 tabelas, 36 figuras sendo 21 coloridas, e mais de 3.300 referências bibliográficas.
O autor

Odo Primavesi é engenheiro agrônomo formado na Universidade Federal de Santa Maria, com mestrado e doutorado na Universidade da São Paulo/Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, na área de solos e nutrição de plantas.
De 1990 a 2008, foi pesquisador na Embrapa Pecuária Sudeste na área de forragicultura, tendo desenvolvido estudos sobre levantamento de impactos ambientais da pecuária bovina de leite e de corte e os produtos gerados, e identificação de indicadores de qualidade ambiental.
Em 2000 iniciou medições pioneiras na América Latina, em condições de campo, da emissão de gás metano (CH4) ruminal, relacionada às mudanças climáticas.
FICHA TÉCNICA
Título: Manejo ambiental agrícola: para agricultura tropical agronômica e sociedade
Autor: Odo Primavesi
Editora: Ceres - www.livroceres.com.br (vendas online)
Nº de páginas: 840
ISBN: 978-85-318-0053-5
Preço: 168,00

Nenhum comentário: