terça-feira, 19 de junho de 2012

 

 

 

A pior seca dos últimos 30 anos



O Semiárido nordestino enfrenta a pior seca dos últimos 30 anos, já prenunciada, mas que pega a região desprevenida, como de outras vezes. Desde 1983 não se via nada igual. São 525 municípios em estado de emergência, mas o número continua a aumentar.
Em Pernambuco, a redução das chuvas foi em média de 75% - chegando até 92% em alguns municípios. A maioria dos açudes está com 30% da sua capacidade, reduzindo a cada dia. A falta de chuva provocou a perda de 370 mil toneladas de grãos. Nos 100 primeiros dias de 2012 o número de animais vendidos para fora do Estado é 73% maior que o do mesmo período do ano passado. Sorte de quem conseguiu vender, pois outros não conseguem compradores, soltando as reses para morrer.
Fêmeas de boas linhagens, esqueléticas, são vendidas para longe, geralmente Pará e Maranhão.
A salvação, por enquanto, é a Bolsa Família que chega a 850 mil famílias no Agreste e Sertão. O Governo acena com uma Bolsa Estiagem para o caso de a seca piorar ainda mais.
Em Pernambuco rodam 1.100 carros-pipa, do Governo e do Exército, embora a necessidade seja de, no mínimo, 1.500.
No Rio G. do Norte a operação pipa continua, mas, infelismente não atende totalmente os produtores que necessitam do precioso líquido. O NE precisa urgentemente e ações mais concretas.

Nenhum comentário: