domingo, 28 de novembro de 2010

Seminário em Brasília discute importância de programa da Conab para assentamentos da reforma agrária

23/11/2010-19h07

A importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no apoio aos assentamentos da Reforma Agrária será um dos temas apresentados em oficina durante o Seminário Nacional do PAA que acontece entre 24 a 26 de novembro, no Hotel Nacional, em Brasília.
Segundo o assessor daquela Companhia, Marcos Nogueira, cerca de 800 pessoas são esperadas ao evento, entre representantes dos diversos segmentos da sociedade civil organizada e de gestores públicos das três esferas de governo.
Nogueira informou que uma das experiências será das cooperativas localizadas em Porto Alegre (RS) onde os agricultores são beneficiados pelo PAA desde 2003, por meio das modalidades Compra com Doação Simultânea (CPR-Doação) e Formação de Estoques (CPR-Estoque).
Outro caso de sucesso, segundo Nogueira, é o dos assentados da reforma agrária do Sul da Bahia onde os agricultores contam com o PAA desde 2006 no qual o programa apóia as agroindústrias familiares da região, no processamento de frutas.
Já a terceira experiência apontada por aquele assessor é a mostra dos trabalhadores rurais da região do Alto Sertão de Sergipe onde os assentados locais participam do PAA Leite desde o ano de 2006, no qual o Programa beneficia cerca de 220 pessoas e que antes do PAA, toda a produção era entregue ao mercado informal, que pagava um preço ao produto muito abaixo do valor de mercado.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Nenhum comentário: