quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Feira do Empreendedor no RN

Emissão de carbono durante a Feira do Empreendedor potiguar será compensada com aquisição de créditos de carbono. O evento começa amanhã e pretende capacitar mais de 5 mil visitantes.

Da Agência Sebrae de Notícias
Oferecer diversos espaços estruturados para estimular a criação de novos negócios ou mesmo a reinvenção dos já existentes de forma inovadora. Essa é proposta da Feira do Empreendedor no Rio Grande do Norte, que começa nesta quinta-feira (4) e prossegue até domingo (7). O evento vai reunir no Centro de Convenções de Natal um universo de oportunidades, novas ideias, sugestões, modelos de atividades e capacitações, voltados para quem já possui um negócio ou a futuros empresários, com foco no empreendedorismo.

Tudo será feito para fomentar e diversificar atividades econômicas no Estado e incentivar a cultura empreendedora em qualquer tipo de negócio. A entrada será gratuita. A feira foi apresentada à imprensa na manhã desta quarta-feira (3) pela diretoria executiva do Sebrae Rio Grande do Norte. De acordo com o superintendente, José Feirreira de Melo Neto, a meta é capacitar mais cinco mil visitantes e prestar 250 atendimentos a Empreendedores Individuais, podendo formalizar cerca de 100 deles.

Em uma área total de 10 mil metros quadrados, foi montado o ambiente para apresentar aos visitantes modelos de negócios bem estruturados em diversos segmentos e ainda oferecer gratuitamente cursos, oficinas, palestras, exibição de filmes, debates, oportunidades de parcerias, formalizações, informações e atrações culturais.
Serão mais de 100 expositores, mais de 50 palestras sobre empreendedorismo e negócios, 50 oficinas e minicursos envolvendo gestão empresarial e um painel de oportunidades com mais de mil classificados de negócios. A previsão é de que sejam realizados em torno de 8 mil atendimentos no decorrer do evento, que acontece das 16h e às 22h, diariamente.

Uma das novidades dessa edição é a adoção de práticas ambientalmente corretas. A Feira do Empreendedor terá uma consultoria ambiental para inseri-la no Programa Evento Neutro (www.eventoneutro.com.br) no que se refere à emissão de gases poluentes, sobretudo o carbônico, cujo aumento anormal de concentração está diretamente atrelado às mudanças climáticas.

Durante os quatro dias da feira, estima-se que 14 mil pessoas visitem o local, o que gera um impacto ambiental, tanto pelo deslocamento de automóveis, quanto no uso de ar condicionado e consumo de energia por geradores, de quase 125 mil quilos de carbono. Isso equivale a 144 viagens de ida e volta entre o Rio Grande do Norte e São Paulo ou ao plantio e manutenção por 20 anos de 900 árvores.

Alinhado à conscientização ambiental e a necessidade do desenvolvimento de uma economia de baixo carbono, o Sebrae Rio Grande do Norte definiu que todo o gás emitido em função do evento será compensado com a compra de 150 créditos de carbono de projetos ambientais brasileiros devidamente certificados. Cada crédito reverte uma tonelada do gás jogada na atmosfera. O monitoramento será feito pela Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, que irá quantificar e compensar o impacto ambiental de todas as atividades antes, durante e depois da Feira do Empreendedor.

“Além da aquisição do crédito de carbono, adotaremos a coleta seletiva, doando a instituições tudo o que for coletado. Até as camisetas do uniforme dos colaboradores foram confeccionadas com tecido à base de garrafas pet e outros materiais reciclados. É uma maneira de chamar a atenção da sociedade para as boas práticas ambientais”, alerta o coordenador geral da Feira do Empreendedor no Rio Grande do Norte e gerente de Acesso a Mercados do Sebrae no estado, Eduardo Viana.

Atrativos da Feira
Repetindo o sucesso de edições anteriores, os salões e espaços de negócios figuram entre as atrações da Feira do Empreendedor. Neste ano, o Salão de Franquias será um dos principais do evento. Quatorze empresas expõem propostas do sistema franchinsing que podem se transformar em bons negócios de variados setores, como vestuário, ótica, alimentação, farmacêutico, odontologia e beleza.

Representações de 12 marcas compõem o Salão de Máquinas e Equipamentos, enquanto o destaque do Salão de Oportunidades Diversas é a presença de incubadoras e variados exemplos de negócios diferenciados, como é o caso do carrinho de chope.

Dentro da proposta de sustentabilidade e cidadania, a Feira do Empreendedor terá o Salão de Eco Negócios e o Salão de Acessibilidade, no qual será apresentado o Espaço “Como Ir” e lançado oficialmente no Rio Grande do Norte o Projeto Praia Para Todos, que ficou nacionalmente conhecido ao ser veiculado na trama “Viver a Vida”, da Rede Globo. A ideia do Salão de Acessibilidade é disponibilizar instrumentos de orientação empresarial para quem deseja montar, ampliar ou diversificar o seu próprio negócio e conhecer as diversas possibilidades de ambientes acessíveis.

Quem visitar a feira também terá um espaço para compra de produtos de empresas ligadas a projetos setoriais do Sebrae estadual ou de empreendedores individuais. No Empório, alguns produtos, como goma, cachaça artesanal, rendas, bordados, água de coco, rapadura, mel, cerâmicas e tapetes, ganham espaço e comprovam a força e o empreendedorismo de pequenos produtores. Composto por 22 estações comerciais, o Empório é o único espaço da feira destinado à venda de produtos, além do Espaço Sabor e o Café.

Cinco restaurantes darão um tempero a mais aos negócios no Espaço Sabor, uma ala de estabelecimentos que oferecem o melhor da culinária potiguar a preços diferenciados. O cardápio é composto por especialidades dos restaurantes Âncora Caipira, Tabuleiros, Brocoió, Paçoca de Pilão e La Távola. Carne de sol, camarão, queijo de coalho e arroz da terra estão entre os ingredientes básicos de cada prato. Como gastronomia e cultura andam lado a lado, o evento terá atrações musicais. Estão previstos shows acústicos de Sueldo Soares, Bossa Mix, Macaco Veio, Eduardo Taufic, Paulo Oliveira e Darlan em Trio, entre outros convidados.

Nenhum comentário: