quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cebola Vermelha

Apesar da preferência mundial pelo forte sabor da cebola branca, a de cor vermelha é que tem chamado a atenção dos mais preocupados com uma alimentação saudável. Recentemente, cientistas da Chinese University of Hong Kong, na China, divulgaram pesquisa realizada com o vegetal, agregando mais uma qualidade ao condimento que faz chorar as donas de casa e os cozinheiros: ele é um eficaz redutor de colesterol.

Por um período, ratos de laboratório foram submetidos a uma dieta rica em colesterol. Depois, a cebola vermelha foi acrescentada à alimentação desses animais durante oito semanas. O resultado: redução de 20% no colesterol das cobaias.

Zhen Yu Chen, coordenador da pesquisa, explica que, através do primeiro estudo realizado, foi possível entender como a cebola vermelha atua no funcionamento das enzimas biológicas. “O vegetal atua nos genes e proteínas envolvidas no metabolismo, reduzindo o colesterol”, explica.

Na Índia, é comum encontrar pratos preparados com cebolas vermelhas cruas, que possuem sabor levemente adocicado. Na China, o consumo de cebola e alho é o maior do mundo, reduzindo em 40% o risco de a população local sofrer de câncer de estômago.

Nenhum comentário: