sábado, 7 de maio de 2022

 

Logística na área rural é fundamental para escoamento da produção

Logística na área rural é fundamental para escoamento da produção

Com um grande volume de produção agrícola, o Brasil é um país que tem uma intensa movimentação de cargas durante vários períodos do ano. Esses diferentes produtos dependem diretamente das rotas de escoamento para chegar nos distribuidores e, assim, honrar o compromisso com compradores e com a exportação, importante fonte de renda do país. Para redistribuir a demanda e já prevendo que o volume de cargas vai triplicar até o ano de 2023, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), elaborou o Plano Nacional de Logística de Transportes. O primeiro passo foi aprovar a lei para a reconstrução e ampliação da malha ferroviária do país.

Quando se fala em logística e infraestrutura de transportes e armazenagem, a situação é diferente. Se há algo que pesa nos custos de produção e impede o agronegócio brasileiro de ser ainda mais competitivo, são os problemas enfrentados por quem produz na hora de escoar a safra.

De acordo com o DNIT, 58% da movimentação de cargas no Brasil são feitos pelas rodovias, quando o ideal seria 30%.  É o mesmo aproveitamento que deveria ser feito das hidrovias, que hoje respondem por apenas 13%. As ferrovias deveriam ser a principal modalidade utilizada para esse tipo de frete, passando sua capacidade de 25% para 35%.

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