quarta-feira, 25 de maio de 2022

 

As 5 principais doenças parasitárias que causam prejuízos ao rebanho bovino nacional

   

No Brasil, as doenças parasitárias mais comuns em bovinos são: tristeza parasitária bovina, parasitoses gastrintestinais mistas, hemoncose, dictiocaulose, fasciolose e eimeriose. Veja como essas doenças podem afetar o desempenho do rebanho brasileiro e causar prejuízos aos produtores rurais.

Tristeza Parasitária Bovina

Complexo de doenças frequente em bovinos, a TPB é causada por protozoários da espécie Babesia bovis e Babesia bigemina, provocando uma hemoparasitose – a babesiose – e pela Rickettsia Anaplasma marginale, que provoca a anaplasmose. Os principais sinais clínicos encontrados nos animais doentes são febre, anemia, fraqueza, apatia e pelos arrepiados, os deixando sem brilho e fracos. Hoje, a doença pode ser tratada com os medicamentos corretos prescritos pelo médico veterinário. Como a babesiose apresenta o carrapato Boophilus microplus como único vetor biológico, é ideal fazer o controle da praga tanto nos animais quanto na pastagem.

Parasitoses gastrintestinais mistas

Os principais agentes desta peste são os gêneros Trichostrongylus. Por se tratar de helmintos pulmonares, os sintomas podem variar de tosse moderada até persistente, com aumento da frequência respiratória. Além disso, infecções severas nos bovinos são acompanhadas da perda de produção e produtividade.

Outro agente da doença é o parasita intestinal Cooperia, que pode causar diarreia, anorexia e desidratação. O Ostertagia também ocasiona perda de peso, diarreia e inapetência, além de edemas submandibulares, assim como na presença do Nematodirus e Oesophagostomum.

No caso do Strongyloides, em exames clínicos observa-se a desidratação, dispnéia, mucosas hipocoradas e diarreia não sanguinolenta. Já em hemogramas, nota-se a anemia, leucocitose e hipoproteinemia.

Hemoncose

Causada pelo Haemonchus contortus, a doença tem ovinos como os hospedeiros mais suscetíveis a esse parasita. O nematoide afeta o trato gastrointestinal e gera lesões hemorrágicas, fator que resulta em perdas na produção ou morte do animal.

Dictiocaulose

É uma afecção respiratória decorrente de helmintos do gênero Dictyocaulus spp. A doença também é considerada uma potencial causa de queda na produtividade, por levar muitos bovinos à morte.

Fasciolose

Neste caso, o verme Fasciola hepatica se instala no fígado dos animais. Além de poder ser mortal, também traz a possibilidade de redução na produção de carne e leite dos bovinos.

Eimeriose

A doença afeta o sistema digestivo, principalmente, de animais jovens, com idade compreendida entre quatro semanas e um ano. Dessa forma, é um problema que tende a trazer perdas econômicas significativas ao produtor, por causar fortes diarreias e perda de peso.

Nenhum comentário: