sábado, 26 de março de 2022

 

Oficina de Base debate potencialidades e desafios na ação e prática sindical e no fortalecimento da agricultura familiar

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) iniciou, no último dia 17 de março, a jornada de realização de 116 Oficinas de Base previstas para acontecer até agosto de 2022 em parceria com o Serviços Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Nesta semana foi realizada a segunda do total, nos dias 23 a 25 de março, no município de São Gonçalo dos Campos, envolvendo representantes dos Sindicatos do Polo Wilson Furtado (Regional Feira de Santana). A oficina contou com a participação de dirigentes e assessores(as) da FETAG-BA e a CONTAG esteve representada pela secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, e pelos assessores Arnaldo Brito e Raul Zoche.


Ao longo dos três dias foram trabalhados diversos temas por meio de exposição dialogada, apresentações, debates, trabalhos em grupos, entre outras formas, como Eleições 2022, democracia, projetos em disputa e a agricultura familiar; identificação dos desafios e oportunidades para a ação sindical a partir da análise de contexto e os dados socioeconômicos do polo/regional sindical; Sustentabilidade Político-Financeira, como foco na Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas; apresentação da síntese da 1ª Etapa das Oficinas de Base, entre outros.

Dentre as questões estratégicas e ações planejadas pelo movimento sindical que precisam estar articuladas à realização das Oficinas de Base estão o 6º Encontro Nacional de Formação (6º ENAFOR); a Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas; o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF); a Reestruturação do Pronaf; a Década da Agricultura Familiar; a implementação da Política Nacional de Comunicação da CONTAG; a Plenária Nacional da Terceira Idade; o Festival Nacional da Juventude Rural; a Marcha das Margaridas 2023; entre outras também importantes.


Houve ainda momento importante de repactuar e construir novos compromissos e definir até cinco ações prioritárias com os Sindicatos que compõem o Polo. “As feiras da agricultura familiar que os Sindicatos realizaram a partir das discussões da primeira etapa das oficinas vieram com bastante força, bem como os mutirões sindicais que todos(as) reforçaram como uma potencialidade e que pode contribuir com a Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas. Outra potencialidade apresentada foi sobre as parcerias que estão sendo firmadas nos municípios, tanto com o comércio quanto com outras entidades não governamentais”, pontuou Vânia Marques Pinto.

A dirigente da CONTAG disse que também foram apresentadas pelos Sindicatos as inúmeras dificuldades que estão sendo encontradas ao longo desse percurso, desde a realização da primeira etapa das oficinas, e que, a avaliação da atividade foi extremamente positiva. “Eles avaliaram que a metodologia utilizada foi muito positiva e que o momento em que acontece as oficinas, nessa retomada das atividades com o avanço da vacinação de Covid-19, vem contribuir para o fortalecimento do movimento sindical e as informações que foram apresentadas são fundamentais para poder trabalhar a campanha e a prática sindical”, destacou Vânia.


A realização da segunda etapa das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG, juntamente com as Federações, continuando a primeira etapa realizada entre junho de 2019 e março de 2020. Elas significam um importante momento de presença da CONTAG nos polos/regionais sindicais para fazer uma escuta e debater, em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados, a realidade local e nacional, bem como construir compromissos comuns que apontem inovações para fortalecer a ação e prática sindical, o Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG) e as lutas da classe trabalhadora.

Todos(as) os(as) participantes foram testados a partir de parceria feita pelo STTR de São Gonçalo dos Campos e a Secretaria de Saúde local e todos os resultados deram negativo. Esse protocolo é uma recomendação da CONTAG e do SENAR para garantir a segurança de todas as pessoas envolvidas ao longo das 116 Oficinas de Base.


FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG

Nenhum comentário: