sexta-feira, 23 de março de 2018

Distribuição de sementes e de palmas fortalece a agricultura e a pecuária do RN



O Governo do RN, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca – SAPE, da EMPARN e da Emater-RN, está realizando a distribuição de 730 toneladas de sementes pelo Programa Banco de Sementes  de raquetes de palma forrageira. A palma está dentro do projeto de Fortalecimento da Pecuária Leiteira do Rio Grande do Norte. Neste mês de março, o governador Robinson Faria, acompanhado do secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha, representantes da Emater/RN e do diretor-presidente da EMPARN, Alexandre Wanderley já estiveram com essa ação em vários municípios potiguares, como São Paulo do Potengi, Santo Antônio, Ceará-Mirim, João Câmara e Currais Novos.
Para implementar a ação de distribuição de sementes, o Governo do Estado investiu R$ 9,17 milhões na aquisição das sementes. Serão beneficiados mais de 51 mil agricultores familiares cadastrados no sistema Ceres da Emater-RN, em 157 municípios do RN. Por variedade, serão entregues um total de 233,2 toneladas de feijão; 278,2 toneladas de milho; 188,4 toneladas de sorgo Ponta Negra; e 30 toneladas de arroz. Este ano cada produtor está recebendo cinco quilos de feijão, cinco quilos de milho e outros três de sorgo ponta negra, utilizado como ração para animais. Especificamente nas cidades de Felipe Guerra e Apodi, também serão distribuídas 30 toneladas de arroz, em virtude de associações nesses lugares trabalharem na produção desses grãos.
O Programa Banco de Sementes disponibiliza para o plantio de subsistência e forragem animal, sementes selecionadas de milho, feijão, sorgo Ponta Negra e arroz. As variedades distribuídas são adaptadas às condições do semiárido do nosso Estado, permitindo precocidade e produção com baixo índice pluviométrico. São resultantes de um longo trabalho de pesquisas realizadas há muitos anos pelos pesquisadores da EMPARN e da Embrapa. Em João Câmara, o governador Robinson Faria, falou sobre importância dessas pesquisas realizadas pela EMPARN para a manutenção do homem no campo. “As sementes com desenvolvimento precoce e adaptadas ao clima semiárido, são tecnologias da EMPARN voltadas para o agricultor, o produtor rural o homem do campo. O trabalho da EMPARN também está presente na pesquisa da palma, que vai ajudar o produtor rural a manter seu rebanho bem alimentado, o que aumenta a produção de leite também de carne” destacou o Governador.
Fortalecimento da Pecuária Potiguar
Durante a distribuição de sementes no interior do Estado, o governo também fez a entrega de raquetes de palma forrageira, das variedades Orelha de Elefante Mexicana e Miúda ou Doce. A ação faz parte do projeto de Fortalecimento da Pecuária Leiteira no RN, que desde janeiro de 2018 vem distribuindo essas variedades de palma forrageira ao produtores rurais do RN. Neste projeto, estão sendo investidos um total de R$ 724 mil, por meio do Governo Cidadão, junto ao acordo de empréstimo com o Banco Mundial. O secretário de Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha, destaca a importância da palma, para o produtor rural. "A distribuição de palma é que vai auxiliar o produtor na manutenção do rebanho, já que as raquetes são importante fonte de alimentação do rebanho no período de seca”. Ao todo serão distribuídas 2,7 milhões de raquetes de palma dos tipos de Orelha de Elefante Mexicana e Miúda, espécies mais resistentes a praga cochonilha do carmim, selecionadas a partir de pesquisas realizadas pela EMPARN.
EMPARN cultiva cerca de 1,5 milhão de raquetes de palma forrageira nas Estações Experimentais de Apodi e Pedro Avelino
Além das raquetes de palmas adquiridas pelo Governo do RN, por meio do programa Governo Cidadão (2,7 milhões), o Governo do Estado também vai distribuir mais de 1 milhão de raquetes de palmas que estão sendo cultivadas nos campos da EMPARN, totalizando cerca de 5 milhões de mudas que vão chegar aos produtores rurais do RN. Para o diretor-presidente da EMPARN, Alexandre Wanderley, é importante que os produtoresrurais de todas as regiões do Estado tenham acesso a essa cultura. “Com essas palmas que estão nos campos das Estações Experimentais Terras Secas, em Pedro Avelino e na Estação Experimental de Apodi, e mais as que já estão sendo distribuídas desde janeiro, o Governo do Estado vai poder abastecer e repassar as raquetes a todo e qualquer produtor que tem interesse na cultura da palma forrageira, como uma alternativa viável de alimento, com um custo benefício que cabe no orçamento do pequeno produtor rural”.
A EMPARN está cultivando e multiplicando em suas Estações Experimentais de Pedro Avelino e de Apodi mais de 1 milhão de raquetes (mudas) de palmas de variedades resistentes à cochonilha do carmim, praga que já dizimou plantios de palmas em vários estados do Nordeste. Estão sendo cultivadas as variedades Orelha de Elefante Mexicana, Miúda e a IPA Sertânia. Esses plantios fazem parte de um projeto que está em execução há 3 anos, e é financiado pelo antigo MDA, que agora é Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, os pesquisadores da EMPARN avaliam a questão do plantio e manejo correto para o nosso clima e solo, o resultado desses estudos já estão sendo repassados aos técnicos da Emater e aos produtores rurais em dias de campo, organizados pelas regionais da Emater/RN. É o resultado das pesquisas chegando, na prática, ao produtor rural do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: