domingo, 9 de junho de 2013

Reunião com Secretários-Seca

Secretários buscam ideias para evitar perdas maiores com a seca

enel seca
Comprar cana de açúcar às usinas e distribuir entre os produtores de leite e derivados. Esta foi apenas uma das alternativas apresentadas para evitar perdas ainda maiores em função da seca, ontem durante o Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados, pelos secretários municipais de Agricultura da região Nordeste. Durante o encontro, que marcou o último dia de evento, secretários e gestores do Nordeste conheceram casos exitosos e discutiram saídas para conviver com a pior seca dos últimos 40 anos.
A iniciativa do governo de Pernambuco, que resolveu atender dois setores de uma única vez: o sucro-alcooleiro e o leiteiro a partir da aquisição e distribuição de cana, ajudou a fazer a diferença na região, segundo Alberto Vaz, secretário de Agricultura do município de Arcoverde (PE). O modelo, afirma João Hélio, diretor do Sebrae – entidade realizadora do evento – poderia ser replicado em estados como o Rio Grande do Norte, onde praticamente todos os municípios decretaram estado de emergência e as perdas de rebanho já beiram os 50%.
“Quando assumimos a secretaria de Arcoverde, encontramos os criadores em condições extremas. Primeiro, levamos água até o município. Depois, cana de açúcar da Zona da Mata, através de um programa do governo do estado. Isso de imediato”, informou Alberto Vaz, secretário de Agricultura de Arcoverde. Segundo ele, os criadores perderam 70% do rebanho. Percentual que poderia ser maior não fosse a distribuição gratuita de cana de açúcar.
De acordo com João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae, iniciativa semelhante foi realizada no Rio Grande do Norte, mas apenas no município de Ceará Mirim. “O objetivo desse encontro entre os secretários e gestores é permitir a troca de experiências. Iniciativas que deram certo em determinado município podem ser copiadas e realizadas em municípios que enfrentam a mesma situação. Além dos gestores encontrarem solução para os problemas que afetam toda a região, eles também podem se articular para desenvolver projetos”, ressaltou Júnior Teixeira, secretário de Agricultura e Pecuária do RN.
Os secretários, como destacou Acácio Brito, gestor projeto de Leite e Derivados do Sebrae no estado, ainda assistiram palestras sobre vários temas, entre eles, o fortalecimento da agroindústria regional e da pecuária nacional. “É preciso discutir uma legislação que também contemple a agroindústria. A legislação atual só enxerga a indústria urbana”, argumentou Júnior Teixeira.
Da Tribuna do Norte

Nenhum comentário: