quinta-feira, 25 de julho de 2024

 Sucessão Rural e Sindical: fortalecer a luta para colher conquistas







Arte: Lunna Fabris

Quem pode dizer quais são as principais necessidades dos jovens do campo, da floresta e das águas? A própria juventude! Por isso, a Secretaria de Jovens Trabalhadores (as) Rurais da CONTAG, em parceria com as Secretarias de Juventude das Federações, inicia momentos de escutas, debates e reflexões durante as Plenárias Regionais da Juventude Rural.

Este processo é realizado para construção da 5ª Plenária Nacional da Juventude Rural, que acontecerá de 18 a 21 de novembro, em Brasília. Nela, os/as jovens debatem os principais temas que estão diretamente ligados ao cotidiano da juventude rural nos diversos territórios a partir das reflexões acumuladas em suas bases

A secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mônica Bufon, explica que “A nossa expectativa com as plenárias é que façamos um debate olhando para todas as regiões, em torno dos cinco eixos e que complemente o documento base do Congresso e da Plenária Nacional que acontecerá no mês de novembro.”

As discussões realizadas durante as plenárias regionais envolvem os temas: democracia e participação popular; trabalho, produção e renda; agricultura sustentável e resiliência às mudanças climáticas; saúde e educação do campo; e esporte, cultura e lazer.

“Com essas plenárias regionais mobilizaremos a juventude sobre o contexto do movimento sindical, sobre as vivências externas, os desafios, a sucessão sindical, de trabalhar o empoderamento com a nossa juventude e também tendo esse olhar com a sucessão rural”, continua a secretária.

Plenária Regional Sudeste

Realizadas de forma remota, a primeira plenária foi a da Regional Sudeste, no dia 15 de julho, e contou com a presença de cerca de 60 jovens, dentre o vereador Thales Bandeira do município de Pedra Azul; o secretário de Finanças Administração da CONTAG, Juraci Moreira; e a assessora regional Eliane Aparecida Silva.

“Tivemos a participação dos quatro estados e fizemos um trabalho de grupo muito positivo. Surgiram boas propostas e muitas inquietações que já provocam que a juventude se prepare no movimento sindical. Estou com uma expectativa muito boa sobre as próximas plenárias que acontecerão nos dias 7 a 9 de agosto”, conta Mônica Bufon.


Juventude forte, MSTTR forte, para mais conquistas que promovam bem viver para todos os povos do campo, da floresta e das águas!

Nenhum comentário: