sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

 

Sertanejos comemoram chegada das águas do rio São Francisco ao RN

 

O sonho de garantir água em quantidade e qualidade para o semiárido nordestino vai virar realidade. Após quase 16 anos de espera, os eixos Norte e Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco foram concluídos e, nesta quarta-feira (9), as águas do Velho Chico finalmente chegaram ao Rio Grande do Norte. O presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, participaram do evento de chegada das águas, na cidade de Jardim de Piranhas (RN).

O agricultor Gilne Garcia de Araújo, 60 anos (foto acima), comemorou a realização do sonho de ver a água chegando em abundância ao seu estado natal. "A chegada da água vai mudar bastante. Mais de 100%, porque vai ser maravilhoso. Esse rio (Piranha), agora, vai ficar tipo o São Francisco, que é uma riqueza grande. Agora a gente vai plantar o feijão, a melancia, a batata... Hoje, tudo vem de fora, mas agora, com a chegada da água, a coisa vai melhorar. Todo mundo vai plantar no berço do rio, vai ser uma riqueza", planeja.

"Era algo muito esperado por todos nós. Acreditamos que vai mudar muito porque teremos a garantia de água. A cidade sobrevive da água. Quando falta, é um sufoco. A seca castigou muito e o rio chegou a secar", disse o morador Franco Nery da Silva, 40, a Tribuna do Norte, ao lembrar que precisou fazer uso de carro-pipa no período da estiagem. Ele participou do evento da chegada das águas e levou o filho para visitar o rio.

“Esta transposição foi prometida para 2012 e parou. Quando assumimos, em 2019, falei com o Rogério Marinho e meus ministros: ‘vamos concluir obras’. E esta obra é a principal, porque água é vida. Missão dada é missão cumprida. É a conclusão do Eixo Norte. Nós vamos fazer com que, brevemente, se conclua totalmente a transposição do São Francisco. Tudo faremos para que a água, esse bem indispensável, chegue ao lar de cada um de vocês”, afirmou Bolsonaro.

 "Água é saúde, água é vida, a água reduz a mortalidade infantil. A água propicia instalação da indústria, do comércio, do serviço... E é isso que esse Governo está fazendo”, reforçou o ministro Rogério Marinho.


Nenhum comentário: