segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

 

Orientações de como produzir uma carne de porco mais nutritiva e de qualidade

   

A nutrição e qualidade da carne suína é uma especialidade do pesquisador Fábio Enrique Lemos Budiño, do Instituto de Zootecnia da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, órgão da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Segundo ele, a restrição alimentar pode ser qualitativa e quantitativa.

Para oferecer uma carne de boa qualidade ao consumidor é preciso que o produtor tome alguns cuidados antes de iniciar a criação de suínos. A nutrição, a escolha da raça dos animais, o sexo e o peso são aspectos importantes para a qualidade da carne. A demanda do mercado, hoje, é de carcaças magras, com menos gordura.

Segundo o pesquisador Fábio Enrique, a qualitativa na carne de porco é quando se altera a qualidade da alimentação dos animais, incluindo alimentos fibrosos à dieta. Já a redução da restrição é quando ocorre a redução da quantidade de alimentação fornecida diariamente ao consumo. Em vez do comedouro sempre cheio, o produtor pode alimentar os animais em horas do dia e, desta forma, reduzir o consumo alimentar. “Assim, o suino produz uma carne mais magra”, destaca o pesquisador.

O sexo é outro fator que influencia a qualidade da carne de porco. Na criação de porcos para abate, o produtor tem de castrar os animais, uma vez que o animal inteiro produz carne diferentes daquela que o consumidor está acostumado.

Nenhum comentário: