quinta-feira, 28 de outubro de 2021

EMBRAPA Caprinos e Ovinos

Embrapa promove discussões sobre produtos com identidade territorial no mês de novembro Imprimir Embrapa promove discussões sobre produtos com identidade territorial no mês de novembro Durante o mês de novembro, a Embrapa Caprinos e Ovinos promoverá, às quintas-feiras, rodas de conversa virtuais sobre valorização e defesa de produtos alimentares com identidade territorial, ou seja, produtos que são feitos de forma muito peculiar à região e que possuem grande valor cultural, histórico e gastronômico. O objetivo dos organizadores é apresentar a produtores, técnicos e gestores públicos bases teóricas, ferramentas e experiências exitosas que podem auxiliar no reconhecimento dos produtos locais, no entendimento e na preservação das características que os tornam únicos e, assim, trazer benefícios para os produtores e seus territórios. As rodas de conversa vão promover a troca de experiências e informações entre atores de diferentes territórios e facilitar a formação de uma rede de territórios com produtos locais. Os encontros serão virtuais, nos dias 4, 11, 18 e 25 de novembro (quintas-feiras) com a participação de palestrantes com conhecimento e experiências em diferentes regiões do país. O enfoque estará nos seguintes territórios e seus produtos: região dos Inhamuns-CE (manta de carneiro e queijo coalho); Vale do Itaim-PI (organização social na comercialização de caprinos e ovinos e produtos diversos da agricultura familiar); Região do São Francisco Pernambucano-PE (manta de Petrolina); Norte da Bahia, Comunidades de Fundo de Pasto (cabrito natural da caatinga); Alto Camaquã-RS (experiência da valorização do território, sua natureza, paisagem, organização social e produtos). Confira a programação • Roda de conversa 1 – 4 de novembro O reconhecimento do território, sua gente e seus produtos: a experiência do Alto Camaquã – Marcos Borba. Objetivo: discutir a importância do ambiente na caracterização dos produtos locais. Será apresentada uma experiência real e discutido o processo de envolvimento das pessoas, a defesa do território, sua natureza e sua cultura como bases imprescindíveis para a diferenciação de seus produtos. O palestrante Marcos Flávio Silva Borba é médico veterinário, pesquisador da Embrapa em Bagé no RS desde 1989, com doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Córdoba, Espanha em 2002, trabalha com desenvolvimento territorial endógeno e é membro do Portfólio de Inovação Social da Embrapa. • Roda de conversa 2 - 11 de novembro Selos distintivos: o envolvimento das pessoas na valorização e defesa dos produtos com identificação territorial - Marcelo Champredonde. Objetivo: discutir os processos oficiais de distinção de produtos alimentares territoriais (marca coletiva, indicação geográfica etc.) e a importância do envolvimento das pessoas no reconhecimento e defesa das qualidades intrínsecas e do valor cultural dos produtos alimentares de seu território. O palestrante Marcelo Champredonde é engenheiro agrônomo e tem doutorado em Estudos Rurais na Universidade de Toulouse II, França; pós-doutorado no INRA LRDE de Corté, na Córcega, França, sobre Diferenciação de produtos locais mediante selos de qualidade por origem geográfica. Trabalha no Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária- INTA, na Argentina, e coordena uma plataforma sobre valorização de produtos locais. É professor convidado na Universidad Nacional del Sur e na Universidad Provincial del Sudoeste- Argentina. • Roda de conversa 3 - 18 de novembro Redes locais, nacionais e internacionais na valorização e defesa dos produtos locais - Marcos Borba e Marcelo Champredonde. Objetivo: discutir como a formação de redes sociotécnicas locais podem ajudar no reconhecimento e defesa dos produtos alimentares com identidade territorial, e como a participação em grandes redes pode auxiliar e acelerar o processo de reconhecimento e empoderar o território na proteção dos produtos locais. • Roda de conversa 4 - 25 de novembro Breve apresentação dos territórios e dos seus produtos e discussão sobre a formação de grupos para proposição de projetos locais e formação de uma rede de apoio inter-territorial - Octávio Morais. Objetivo: orientar a formação dos grupos locais e da rede interterritorial de forma a incentivar a autonomia dos territórios na valorização e guarda dos produtos alimentares e do ambiente que os cerca. Dinâmica das apresentações: 30 minutos de exposição, 1 hora para perguntas (feitas no chat e compiladas conforme o tema). Octávio Morais, que vai coordenar esse encontro, é médico-veterinário, doutor em Ciência Animal e pesquisador da área de Melhoramento Genético Animal da Embrapa Caprinos e Ovinos. Serviço Rodas de conversa sobre produtos com identidade local Datas: 4, 11, 18 e 25 de novembro (quintas-feiras) Horário: 19h às 20h30 Inscrições prévias pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf-GbvsOLiF6Q2mZD-Iy2SEJLqM0QDDs7k18vgYJTiDYrwQFQ/viewform

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