Recomendações para evitar o abuso no uso de antibióticos
A conscientização sobre a resistência antimicrobiana (RAM) e, no contexto da agropecuária, a difusão das melhores práticas de produção para prevenir a ocorrência e propagação de infecções resistentes e a redução do uso de antimicrobianos, tem sido um dos propósitos da Semana Mundial da Conscientização sobre o Uso de Antimicrobianos. Os antibióticos têm sido fundamentais na medicina moderna desde a descoberta, porém o uso excessivo e indiscriminado na saúde humana e animal desencadeou o surgimento e disseminação da resistência a antibióticos, que ocorre quando se torna capaz de se tornar resistentes aos medicamentos usados no tratamento das infecções por elas causadas.
Essa campanha, que ocorre anualmente em novembro, faz parte das ações coordenadas sobre o tema entre a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), que preconizam uma abordagem multidisciplinar e integrada, de Saúde Única, sobre o assunto. A campanha é uma oportunidade de divulgar trabalhos, divulgar informações e conscientizar profissionais e a comunidade em geral sobre a RAM.
A Embrapa é uma das instituições que aderiu à semana por meio da divulgação de ações e projetos em que ela está envolvida. Além de trabalhos de pesquisa, A Embrapa participa de fóruns importantes, como a Força-Tarefa do Codex Alimentarius para Resistência Antimicrobiana (FTAMR) coordenada pela Coreia do Sul. O objetivo geral da TFAMR é desenvolver baseado em ciência, que orientar os países membros a manejar de forma coerente a RAM ao longo da cadeia de produção de alimentos. O trabalho da força-tarefa é focado na preparação de dois guias, um que é as práticas para redução da necessidade da necessidade do uso de antimicrobianos e o outro que se propõe uma estratégia de vigilância tanto do uso de antimicrobianos quantoianos para a RAM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário