sábado, 4 de dezembro de 2021

 

Preocupação com a contaminação da praga murcha de fusarium em plantações de bananas

   

A doença já ocorre na Austrália, Filipinas, Malásia, Indonésia, Taiwan, China, Omã, Jordânia, Moçambique, Colômbia e Peru, onde o foco foi identificado em 2020. A presença da praga em dois países vizinhos com fortes laços de amizade e comerciais com o Brasil deixa o País em permanente estado de atenção e dedicação às pesquisas.

O fungo pode contaminas as plantações por diferentes vias: solo contaminado carregado em sapatos, ferramentas, mudas de bananeira (visivelmente sadias, mas infectadas) e plantas ornamentais, que podem também ser hospedeiras.

Os pesquisadores brasileiros já desenvolveram diversos trabalhos de contenção da doença. A Embrapa direciona pesquisas em relação às raças existentes no Brasil, sejam na área de melhoramento genético quanto na de manejo da doença, são um marco referencial para o combate de um eventual surto de TR4 no país. Hoje, a Embrapa já faz monitoramento das populações do patógeno existentes no território brasileiro, o que auxiliará na seleção e na recomendação de variedades e até numa detecção oportuna de um foco de TR4.

Nenhum comentário: