domingo, 12 de dezembro de 2021

 

Embrapa e UFCG apresentam resultados do Programa AgroNordeste em evento na PB

A Embrapa e Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) promovem evento em Sumé (PB) para apresentar resultados das atividades desenvolvidas, no âmbito do Programa AgroNordeste, junto às cadeias produtivas de caprinos e ovinos da região. A solenidade acontece dia 14 de dezembro, às 10 horas, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé. 

A programação inclui a realização de oficina de gastronomia para merendeiras de escolas municipais, apresentação do trabalho de Inteligência Zoossanitária realizado por equipe de pesquisadores da Embrapa, além da inauguração do Laboratório de Infravermelho (LabNIR) do Serviço de Assessoria Nutricional Remota para Pequenos Ruminantes (AssessoNutri).

Esta ação, que tem o apoio do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG),  é realizada em parceria com o Projeto Dom Helder Câmara, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e financiada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

A Oficina Gastronômica com Produtos de Carne e Leite Caprinos e Ovinos vai capacitar merendeiras das escolas municipais do Cariri e Curimataú Paraibano para a elaboração de refeições com produtos derivados de caprinos e ovinos. A atividade, que será realizada em Sumé e em Cabaceiras, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Cabaceiras e do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG.

O seminário sobre os resultados da abordagem de Inteligência Zoossanitária do território do Cariri Paraibano vai apresentar, para técnicos do AgroNordeste e do Senar, o trabalho de zoneamento, desenvolvimento de controle e treinamento em manejo sanitário e controle das principais doenças infecciosas de caprinos e ovinos diagnosticadas na região. O apoio do CDSA da UFCG e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) viabilizou a realização do seminário.

O Laboratório de Infravermelho (LabNIR) do Serviço de Assessoria Nutricional Remota para Pequenos Ruminantes (AssessoNutri), Unidade Sumé será apresentado aos parceiros presentes ao evento, que poderão conhecer os equipamentos, a estrutura e as informações nutricionais com orientações para a dieta dos rebanhos, que são disponibilizadas aos criadores de caprinos e ovinos usuários do serviço.

Marco Aurélio Delmondes Bomfim, chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, afirma que o evento marca um momento simbólico de fortalecimento das parcerias em torno das cadeias produtivas da caprinocultura e da ovinocultura da região, que têm grande potencial de geração de renda e um nível de organização avançado.

“Percebemos que há, no momento, uma demanda voltada para a comercialização para o mercado privado e que, mais do que nunca, a tecnologia é fundamental nesse novo ciclo”. Bomfim cita que, além do que vai ser apresentado durante o evento em Sumé, existem também outros trabalhos que a Embrapa e parceiros vêm realizando para suprir demandas dos produtores da região, como o cardápio forrageiro, a integração lavoura-pecuária-caatinga, a formação de banco de proteína, a melhoria da qualidade do leite, o melhoramento genético dos rebanhos, o controle de verminose e a gestão da propriedade. 

“Para atender aos produtores da região, a Embrapa montou, em 2017, o Núcleo Regional Nordeste em Campina Grande (PB) e por meio dele temos conseguido maior proximidade com o setor produtivo para trabalhar essa agenda que atende suas demandas”, finaliza.

 Embrapa Caprinos e Ovinos

Nenhum comentário: