sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Nova Técnica Usando Bacillus no Combate a Praga do Algodão

Uma nova técnica usando bacillus pode ser eficiente no combate às pragas do algodão

  

Os fungos Fusarium e Meloidogyne causam grandes perdas e danos na cultura do algodão e outras culturas. Questões ambientais e soluções alternativas aos produtos químicos o controle biológico tem sido buscado. Por isso, um grupo de cientistas da Embrapa analisou espécies de Bacillus por sua capacidade de controlar patógenos parasitas de plantas para selecionar bioagentes que atuem contra ambos os patógenos – Fusarium e Meloidogyne – simultaneamente, a partir de 40 cepas de Bacillus de Bacillus da rizosfera de algodoeiro e outros ambientes.

Conforme Marina Guimarães Pacifico, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, como cepas foram selecionados com base nas características de inibir o crescimento micelial e a germinação de esporos de Fusarium, causar a morte do nematoide Meloidogyne incógnita, bem como em inibir a eclosão de juvenis deste nematoide.

Trabalho desenvolvido na Embrapa visou a descoberta de agentes de controle biológico robustos, capaz de controlar dois organismos filogeneticamente distintos que atuam simultaneamente para danificar plantas de algodão. Cepas de Bacillus foram avaliados eficientes para o controle do complexo Fusarium-nematoides em algodoeiro.

De 40 cepas de Bacillus avaliadas para antagonismo a Fusarium, 11 foram eficientes no teste de inibição do patógeno e exibiram halos de inibição in vitro quando confrontados com Fusarium. Quinze dessas 40 cepas inibiram a germinação dos esporos do patógeno. Com relação à termoestabilidade dos metabólitos de Bacillus , 2 cepas se destacaram, proporcionando um atraso no crescimento e desenvolvimento do fungo, confirmando diferentes atividades dos Bacillus para controlar o Fusarium .

 

Nenhum comentário: