quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

 

Incentivo à produção orgânica com um projeto que visa restaurar cultivo de frutas nos quintais

 

A iniciativa do cultivo de frutas em áreas urbanas e rurais seguindo métodos naturais de produção é um trabalho pioneiro que privilegia, técnica e conceitualmente, os princípios da agricultura orgânica. Um dos objetivos do projeto é contribuir para a segurança alimentar das comunidades em que é implantado, sendo voltado principalmente para agricultores familiares, quilombolas (descendentes de escravos), populações indígenas e escolas públicas do campo e cidade.

O pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Fernando Costa Gomes, coordenador do projeto, diz que  “A importância que se destaca neste projeto é que a gente pode observar uma postura diferente nos alunos. Ele trouxe um vínculo maior desses alunos com a escola”, acredita Teixeira.

O planejamento do trabalho coordenado pela Embrapa Clima Temperado já alcança vários  quintais das regiões gaúchas e também em parte dos territórios de SC e PR, além de escolas uruguaias próximas da fronteira com o Brasil. Os quintais orgânicos buscam recuperar e estimular uma tradição que se foi perdendo no tempo, representada pela presença em propriedades rurais de espécies fruteiras que complementam a alimentação ao longo do ano. Cada quintal possui cinco plantas de, pelo menos 12 espécies de frutas escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima de região de clima temperado.

O projeto aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se  um pomar caseiro no quintal da casa, comunidade  ou escola), étnicas (envolve, de forma participativa, negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (além de fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários, em algumas escolas rurais as frutas têm sido utilizadas na merenda escolar) e econômicas (os frutos excedentes são transformados em sucos concentrados, geléias, doces em massa ou vendidos in natura, possibilitando a geração de renda para o beneficiário ou grupo de beneficiários).

Nenhum comentário: