sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

CONTAG 58 Anos de Luta

 

CONTAG celebra 58 anos de lutas com grande desafio de denunciar os desmontes nas políticas para a agricultura familiar

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) celebra neste dia 20 de dezembro 58 anos da sua fundação.

A CONTAG é a primeira e continua sendo a única entidade sindical camponesa de caráter nacional reconhecida legalmente pelo Ministério do Trabalho, reunindo todas as lutas e demandas históricas iniciadas ainda na época da resistência dos povos originários, do Quilombo dos Palmares, de Canudos, da Balaiada, das greves de colonos(as) e assalariados(as) rurais, das Ligas Camponesas, da Ultab, do Master e de tantos outros movimentos.

Foram décadas de resistência à ditadura, de luta pela redemocratização do Brasil e por um projeto de desenvolvimento sustentável que contemple e valorize as demandas e as identidades dos povos do campo, da floresta e das águas. Na luta por políticas estruturantes, contribuiu com diversas conquistas de políticas públicas que beneficiam os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, mas que também representaram melhorias nas condições de vida do povo brasileiro.

LUTAS E CONQUISTAS HISTÓRICAS – Nossa luta será sempre pela vida, pela democracia, por direitos e justiça social. Temos como bandeiras históricas a luta pela reforma agrária, por políticas diferenciadas para a agricultura familiar, condições dignas de trabalho para os(as) trabalhadores(as) assalariados(as) rurais, por educação, saúde e previdência, habitação rural, preservação e conservação ambiental, geração de emprego e renda no campo, esporte, cultura e lazer.

AS LUTAS DE HOJE E O PAPEL DA AGRICULTURA FAMILIAR NESTE CENÁRIO – O Sistema Confederativo (STTRs/FETAGs/CONTAG) reafirma que a agricultura familiar, mantendo seu compromisso histórico, continuará lutando por melhores condições para produzir e comercializar alimentos saudáveis e sustentáveis contribuindo com o abastecimento do Brasil, no combate à fome e à pobreza, na preservação e conservação do meio ambiente, entre outras bandeiras de luta tão importantes para as populações do campo, da floresta e das águas.

Esse cenário de pandemia mostrou o quanto a agricultura familiar é estratégica, principalmente na produção de alimentos saudáveis e no abastecimento do País. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, 2014), a agricultura familiar gerencia 90% das 570 milhões de propriedades no mundo, cuida de 75% de todos os recursos agrícolas globais e produz quase 80% dos alimentos consumidos pelas populações de todos os continentes. De acordo com o Censo Agropecuário 2017 (IBGE), a agricultura familiar envolve mais 15 milhões de pessoas e gera no campo ocupação para mais de 10 milhões, responde por 23% do valor total da produção dos estabelecimentos agropecuários do País e representa 77% dos estabelecimentos agropecuários, ainda que ocupe apenas 23% da área total.

RUMO AOS 60 ANOS – No próximo ano, iniciaremos uma caminhada rumo aos 60 anos da CONTAG, com o planejamento de ações e materiais de divulgação. Realizamos o 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (13º CNTTR) em abril de 2021, pela primeira vez por plataforma virtual, e aprovamos resoluções e plano de lutas que nortearão os rumos do nosso Sistema Confederativo para os próximos anos.

Sabemos que a pandemia de Covid-19 trouxe um cenário de incertezas, de dificuldades, mas também de reinvenção, principalmente no nosso jeito de fazer sindicalismo. Que possamos fortalecer a nossa luta, avançar nas nossas pautas e superar os desafios, como o aumento da fome, da miséria, do desemprego, a degradação social e ambiental, o aumento da inflação e da corrupção, entre outros.

Viva os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares!

FONTE: Diretoria da CONTAG


Nenhum comentário: