sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Acidentes Com Animais Peçonhentos nas Fazendas.

 


Mossoró terá capacitação para acidentes por animais peçonhentos


Com objetivo de promover o manejo mais adequado dos pacientes acidentados, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com o Ministério da Saúde, realizará a "Capacitação sobre diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos" nos dias 9 e 10 de dezembro, em Mossoró.

A capacitação é voltada para médicos e enfermeiros da rede pública de saúde da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª Região. As incrições podem ser feitas pelo endereço:  https://doity.com.br/capacitacao-medicos-enfermeiros-animaispeconhentos-mossoro . Entre os palestrantes, técnicos do Ministério da Saúde e médicos de referência nacional no assunto, além de técnicos de referência do RN. 

O mesmo treinamento será realizado em Natal, nos dias 6 e 7 de dezembro, abrangendo a 1ª, 3ª, 5ª e 7ª Região, porém as vagas disponibilizadas já foram preenchidas. Ao todo 140 profissionais serão capacitados nas duas turmas.

Aumento de casos nos meses de verão

A capacitação faz parte da preparação para o aumento de casos de acidentes com animais peçonhentos terrestres e aquáticos, previsto para os meses de verão. A ida de muitas pessoas para as praias e a permanência maior das crianças em casa, por causa das férias escolares, faz aumentar o registro de acidentes com escorpiões, além de caravelas e águas vivas. 

Por isso, é importante que nesse período sejam intensificadas as estratégias de prevenção e controle destes acidentes junto às populações expostas e de maior risco. No período de 2018 até 2021, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), o RN registrou  23 óbitos por animais peçonhentos, sendo 9 por serpentes e 3 por escorpião.

Nota do Blog: O IDIARN deveria proceder uma campanha a nível estadual, nas fazendas, principalmente nas regiões onde acontecem mais  acidentes de animais peçonhentos. Muitos agricultores residentes na área agrícola do Pico do Cabugi, me informaram que este ano, apareceram muitas cobras e escorpiãos,  entre Junho e Outubro, que é o período que acontece muitos acidentes. Segundo alguns moradores, este ano, bateu recorde de acidentes. Teve agricultor que perdeu bovinos, ovinos e caprinos e quando acontecem acidentes, muitos não sabem o que fazer, nem a quem recorrer.

Nenhum comentário: