terça-feira, 21 de dezembro de 2021

 

Uma espécie de eucalipto urophylla que se adapta bem a todos os climas e qualidades dos solos

 

O eucalipto é a madeira de lei mais cultivada no mundo com cerca de 30 milhões de hectares. No Brasil, em 2019, foram plantados 7,62 milhões de hectares, sendo uma espécie de Eucalyptus urophylla uma das mais cultivadas. Cientistas da Embrapa e da Esalq estudaram as evoluções adaptativas da espécie em relação ao consumo e armazenamento de água, testada nas mais diferentes regiões bioclimáticas do Brasil com bom desempenho em todas elas.

Por ser uma variação diferente, essa espécie pode ocorrer desde o nível do mar até 3 mil metros de altura, numa distancia geográfica muito curta, e solos rasos e pobres até profundos e férteis. Também permite adaptar-se a uma ampla variação de temperatura e excluir, características importantes porque permite adaptar-se a novos ambientes, como novas fronteiras florestais do Brasil, que ocorrem no Centro Oeste e no Nordeste, além de outros países. Além disso, mostra-se bastante preparada para as mudanças climáticas.

O pesquisador Laerte Scanavacca Júnior, da Embrapa Meio Ambiente, explica que essa espécie pode extrair água em grandes profundidades, armazena água no caule, o que permite manter o mesmo ritmo de crescimento durante todo ano, independente das precipitações ou armazenamento de água nas superfíciais do solo, e apresenta produtividade muito alta. “A alta produtividade em espécies florestais é uma característica bastante desejável porque permite maior lucratividade ao produtor, além de reduzir a área de reflorestamento”, diz o pesquisador.

Conforme Scanavacca, no Brasil, uma área plantada com espécies exóticas como o eucalipto é cerca de um por cento do território, abastece mais de 40% de nossas necessidades de madeiras. Toda a produção de papel e celulose, MDP  Medium Density Particleboard ), OSB ( Oriented Strand Board ), MDF ( Medium Density Fiberboard ) e chapa de fibra (chapa dura) são fabricados com madeira de eucalipto ou pinus, diz o pesquisador.

Nenhum comentário: