quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Plantio de Guaraná na Propriedade

 

Novidade que facilita o plantio de guaraná na propriedade

   

Agora será possível implantar um pomar de guaraná usando a primeira cultivar de guaraná propagada por semente. É a BRS Noçoquém, desenvolvida pela Embrapa e que mostrou produtividade mais de sete vezes superior à média do que é produzido no Estado do Amazonas. A nova cultivar também é resistente a doenças e pragas.

Além de aumentar em mais de sete vezes a produtividade anual – alcançando 2,3 kg/planta enquanto 0,3 kg/planta é a média do estado do Amazonas – a cultivar possui resistência à principal doença que afeta o guaranazeiro, a antracnose.

A BRS Noçoquem será lançada durante a programação da 43ª Expoagro, feira de exposição agropecuária realizada de 9 a 12 de dezembro, em Manaus, AM. O lançamento contará com palestra do Diretor-executivo de Gestão Institucional da Embrapa, Tiago Toledo Ferreira. A programação do 43ª Expoagro inclui cursos, palestras, exposição de animais entre outras atividades. Este ano a feira será instalada no bairro Alvorada, entre Sambódromo e Vila Olímpica, zona oeste de Manaus.

Outro diferencial importante é que representa uma alternativa ao cultivo de guaraná por mudas clonais. Com essa cultivar propagada por semente, espera-se aumentar a quantidade de produtores dedicados à essa cultura e expandir a área plantada, principalmente, no estado do Amazonas.

Com as variedades clonais, é necessário credenciar viveiristas para a produção das mudas, uma vez que a técnica de estaquia precisa de mais cuidados e aumenta o custo para o produtor. “A forma de reprodução por sementes possibilita ao produtor fazer suas próprias mudas para expansão dos cultivos, após receber o lote de sementes básicas da cultivar”, ressalta o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, André Atroch. Da mesma forma, a produção de mudas em viveiros licenciados é mais fácil e econômica, diminuindo o preço de venda para o produtor rural.

O período da formação da muda de guaraná por sementes é de aproximadamente 12 meses, desde a coleta ou aquisição das sementes até o plantio definitivo no campo. Segundo Atroch, os cuidados necessários para a formação de uma boa muda são os mesmos para a produção de espécies frutíferas, ou seja, manter as mudas sempre com bom suprimento de água e algumas adubações no decorrer da sua formação. No caso dessa cultivar, o sistema tradicional do produtor no Amazonas com viveiros com cobertura de palha e irrigação por molhamento são suficientes para formar uma boa muda da BRS Noçoquém.

O nome Noçoquém é de origem indígena e faz referência a um lugar encantado, citado na lenda que conta a origem do guaraná na mitologia dos povos indígenas da etnia Sateré-Mawé, que habitam a região do baixo rio Amazonas, onde está situado o município de Maués.

Nenhum comentário: